Postulantes a cargos de agente penitenciário em Pernambuco, homenageiam mães como forma de protesto

0
26

Homenagear as mães como forma de protesto. Esta foi a alternativa escolhida por um grupo de postulantes ao cargo de agente penitenciário, que realizaram concurso público em 2009, foram aprovados, mas ainda não foram convocados. O grupo reivindica a convocação já que o atual quadro de profissionais deste cargo em Pernambuco é inferior ao padrão estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), segundo dados do presidente da comissão dos agentes não convocados, Silvio Araújo. O grupo se reuniu para entregar alimentos não perecíveis e materiais de limpeza ao abrigo Lar de Jesus, localizado na rua Vitoriano Palhares, no bairro da Torre.

 

Esta é a nona ação solidária que o grupo realiza no período de um ano, com o objetivo de chamar atenção do poder público para a atual situação. O concurso foi realizado em 2009 e, na ocasião, fo­ram convocados 1,5 mil a­pro­vados para a segunda eta­pa do concurso, momento em que são realizados os exames médicos, psicológicos e o teste de aptidão física. Nesta etapa, 813 foram aprovados para o curso de formação, on­de somente 777 conseguiram a aprovação. Desse total, apenas 768 foram empossados. 

 

“Restaram 2.450 aprovados e não classificados para a segunda fase. São os denominados de reserva. Acreditamos que uma convocação agora, resultaria em 1,7 mil candidatos para as demais etapas do concurso”, afirmou Silvio Araújo. Para ele, a única justificativa que foi dada para não convocação destes aprovados foi a impossibilidade financeira.

 

Apesar do teor contestador da iniciativa, foram comoventes os sorrisos arrancados das idosas que moram no abrigo, ao receber uma rosa. De acordo com a diretora da casa, Argentina César, a maior parte das idosas os familiares sequer realizam visitas. “Hoje (ontem) tem muitas que não vão nem receber a visita dos familiares. Ontem (anteontem) realizei uma festa e chamei todos os familiares, mas os que vêm são muito poucos”, disse. 

 

No próximo dia 20 haverá uma reunião entre a categoria dos agentes penitenciários, Secretaria de Administração (SAD) e Secretaria de Ressocialização (Seres) para discutir reivindicações da categoria, entre elas, o aumento de efetivo. “Por isso, vamos realizar uma caravana e ficar em frente ao prédio da SAD, com todos os aprovados, para reforçar a nossa luta”, afirmou Silvio. A Folha de Pernambuco tentou entrar em contato com a assessoria de Imprensa da SAD, mas não teve as ligações atendidas.

 

Fonte: Folha PE

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.