Prêmio Innovare vai premiar soluções para sistema penitenciário brasileiro

As melhores soluções apresentadas para resolver problemas do sistema penitenciário vão ser premiadas. É o Prêmio Innovare – criado para valorizar iniciativas que ajudam a modernizar a Justiça.

Desde que foi criado, em 2004, o Prêmio Innovare já recebeu quase 4 mil iniciativas práticas que caminham em um único sentido: “Vem sendo um ponto de encontro entre pensamento e ação. Entre ideias inovadoras e experimento dessas ideias inovadoras que arejam os pulmões do sistema de Justiça brasileiro”, afirma o presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare Carlos Ayres Britto.

Na cerimônia de lançamento do prêmio – uma realização do Instituto Innovare, do Ministério da Justiça e de associações da área jurídica, com apoio das Organizações Globo – as categorias foram apresentadas.

Cinco têm tema livre: tribunal, juiz, Ministério Público, defensoria pública e advocacia. A categoria prêmio especial é a única com tema especifico: sistema penitenciário justo e eficaz.

Para as autoridades presentes na cerimônia de lançamento, iniciativas que ajudem a solucionar a crise no sistema prisional brasileiro estão na ordem do dia. “Práticas importantes sejam reveladas nesse contexto e que contribuam para superação desse quadro que nos envergonha a todos”, disse o ministro do STF Gilmar Mendes.

O Prêmio Innovare não termina com a premiação das práticas vencedoras. Depois dessa etapa, uma comissão vai difundir as ideias vitoriosas para que elas sejam de fato implementadas em várias partes do país.

“Um prêmio fundamental e muito importante, como tem se demonstrado ao longo dos tempos”, disse o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

Fonte: Bom Dia Brasil