Presa de SP que ‘coordenou’ festa em presídio irá para regime mais rigoroso

0
30

O governo do estado de São Paulo pediu a transferência da presidiária Maria Cândida Márcia Santana, que aparece em vídeo coordenando uma festa de detentas na Penitenciária Feminina de Sant’Anna, na Zona Norte de São Paulo, para o regime disciplinar diferenciado, mais rigoroso do que os de presídios comuns. A festa realizada no dia 31 de agosto foi divulgada em vídeo na internet. As informações são do SPTV.

 

Nas imagens, é possível ver grande quantidade de um pó branco, supostamente cocaína, pronta para consumo em uma bandeja e com desenhos identificando uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios e o aniversário de fundação dela.

 

A presidiária aparece nas imagens distribuindo as drogas para as detentas. Ela está presa desde 2009 e cumpre pena de 20 anos por diversos crimes, como estelionato, formação de quadrilha e tentativa de fuga.

 

O secretário de Administração Penitenciária, Lourival Gomes, disse que a presa ainda está em uma cela disciplinar no presídio feminino. Ele aguarda a decisão da Justiça para transferir a detenta para o regime disciplinar diferenciado.

 

Por causa da festa, o diretor de segurança da penitenciária foi exonerado. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a medida foi adotada assim que o órgão tomou conhecimento da gravação.

 

Ainda de acordo com a pasta, também foram exonerados os substitutos da penitenciária. Foi feita uma revista em todas as dependências da penitenciária e a transferência das internas identificadas nas imagens.

 

Segundo a SAP, o caso está sendo investigado pela Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário e, se comprovada a participação de outros servidores, eles serão rigorosamente punidos. O Ministério Público informou que também irá apurar o caso e tenta “identificar as presas envolvidas no episódio”.

 

Fonte: G1

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.