Presidente e diretores do Sindasp-SP visitam unidades na Baixada Santista

Colaborou com a reportagem, Gian Nascimento (Estagiário da Assessoria de Imprensa)

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, acompanhado dos diretores Administrativo da sede em São Vicente, Fabrício Amado Cunha, e de Comunicação, Ismael Manoel do Santos, estiveram na última quarta (28) e nesta quinta-feira (29) nas unidades de São Vicente e Praia Grande.

O objetivo das visitas foi conversar com os agentes de segurança penitenciária (ASPs) de plantão e tomar ciência das condições de serviço nas unidades da Baixada Santista. Foram visitadas, em São Vicente, as penitenciárias 1 e 2, o Centro de Detenção Provisória (CDP), além da sede do Grupo de Intervenções Rápidas (GIR) no munício e em Praia Grande, o CDP, onde o diretor Administrativo da capital, Luciano Rodrigues, também acompanhou.

De acordo com Grandolfo, o grande problema das unidades visitadas vai de encontro com as demais prisões do estado, a superlotação de presos nas celas. Somado a isso, o déficit de funcionários só tem contribuído para que as condições e carga de trabalho sejam cada vez mais precárias, impedindo inclusive que o anexo semiaberto na P1 de São Vicente, que já se encontra finalizado, seja inaugurado.

“Vamos cobrar a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) para que mais funcionários sejam contratados, os números de presos por ASP nessas unidades visitadas estão muito acima do ideal”, afirmou Grandolfo.

Também foi visto pelos sindicalistas o andamento das obras da automação das celas no CDP de São Vicente, um pedido do Sindasp-SP. A expectativa é que em até 15 dias os trabalhos sejam encerrados, já que atualmente sete, dos oito raios, estão automatizados.

Grandolfo e os diretores avaliaram a visita como muito proveitosa e agradeceram a excelente recepção por parte dos agentes e diretores das unidades. Para solicitar a presença do presidente ou de um representante do Sindasp-SP em sua unidade, basta enviar um e-mail para sindasp@sindasp.org.br, ou entrar em contato com a regional do sindicato mais próxima a você.