Presídio feminino em Votorantim deve ficar pronto no começo de 2014

0
31

Com as obras em andamento desde o fim do ano passado, depois de oito meses de interrupção, o novo presídio feminino de Votorantim (SP) tem previsão de conclusão para o começo de 2014 e será uma oportunidade de aprimorar o trabalho de ressocialização das detentas.

 

Assim que estiver pronto, o que deveria ter ocorrido há dois anos, o presídio permitirá o fechamento da atual cadeia feminina de Votorantim. Em vez das atuais 95 vagas, serão 660 lugares para o regime fechado e mais 108 para o regime semiaberto, sistema em que as presas saem para trabalhar durante o dia e só dormem no presídio.

 

O atraso, segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) do governo do Estado, ocorreu por causa de um rompimento de contrato com a empreiteira que iniciou a obra, e deixou de cumprir prazos. Uma nova licitação foi aberta, e as obras, retomadas no fim de 2012. O custo total está estimado em mais de R$ 40 milhões.

 

A prefeitura de Votorantim acompanha de perto os trabalhos no novo presídio, que fica às margens da rodovia SP-79, que liga Votorantim a Piedade – a atual cadeia fica no centro da cidade. “Sentimos que as obras estão adiantadas e se trata de um presídio moderno, com condições dignas para as detentas”, diz o prefeito Erinaldo Alves da Silva.

 

No novo presídio haverá oportunidades de trabalho para as detentas, que poderão assim reduzir a pena, além de aprender um ofício que possibilite um meio de ganhar a vida após deixar a cadeia. “Cada três dias de trabalho abatem um dia de reclusão, e isso será uma grande conquista quando houver o novo prédio”, diz o delegado-seccional assistente de Sorocaba, Fabio Laino Cafisso.

 

Fonte: G1

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.