Policial Penal é feito refém na Penitenciária de Mairinque

A Penitenciária de Mairinque tem capacidade de 847 presos, mas a população carcerária no momento é de 1.777

0
4326

Na última segunda-feira (13) por volta das 9h00 na Penitenciária de Mairinque durante o encaminhamento de um preso do (RCD) Regime de Cela Diferenciada para setor de enfermeira os sentenciados renderam um Policial Penal utilizando de facas artesanais e lâmpadas quebradas.

Na terça-feira (14) o Diretor da Regional do Sindasp de Sorocaba Wellington Rocha esteve na unidade para saber dos acontecimentos e tomar as providencias necessárias.

Segundo o Diretor do Sindasp o Policial Penal que estava no portão de acesso manteve a grade fechada e pediu ajuda aos demais colegas, iniciando então uma negociação para a liberação do companheiro de trabalho. “Enquanto isso colegas de plantão interviam pelo amigo negociando com os presos e imediatamente a (CIR) Célula de Intervenção Rápida de Mairinque se preparou e ficou de prontidão nas escadarias do RCD”, complementa.

Os presos reivindicavam suas transferências do Presídio de Mairinque, porém devido a pandemia da Covid-19 todos as movimentações de presos permanecem temporariamente suspensas. “Após minutos de negociação do corpo funcional de plantão e da diretoria da unidade os presos concordaram em liberar o policial”, explica.

De Acordo com Wellington Rocha após a liberação do refém a C.I.R. de Mairinque assumiu os procedimentos de praxe para a transferência dos presos. “Toda a ação da célula foi de forma profissional e sem mais eventualidades”, ressalta Wellington.

Após o fato foi elaborado um comunicado de evento e os presos foram removidos para a Penitenciária I de Presidente Venceslau. O Policial Penal registrou o Boletim de Ocorrência na delegacia de Mairinque.

A Penitenciária de Mairinque tem capacidade de 847 presos, mas a população carcerária no momento é de 1.777. “Embora a unidade seja automatizada os setores de RCD, Inclusão e Enfermaria ainda estão com procedimento manual, mas o Diretor Geral já solicitou junto a secretaria que esses setores sejam automatizados, finaliza o diretor do Sindasp.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.