Presos fogem durante rebelião em presídio, em Manaus

0
24

Detentos do Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus/Boa Vista), fugiram da unidade prisional durante uma rebelião que começou na tarde desta terça-feira (9). A polícia afirmou que ainda não é possível identificar a quantidade de fugitivos. Segundo a Polícia Militar, dez presos foram recapturados por volta das 22h30. Os detentos também fizeram nove pessoas reféns durante o motim, entre eles agentes penitenciários.

 

De acordo com a PM, o número de foragidos deve ser divulgado somente após a recontagem dos internos, programada para ocorrer na manhã desta quarta-feira (10). A PM informou que os presos fugiram por uma alambrado lateral do presídIo por volta das 17h.

 

Às 21h, a polícia recapturou dois detentos. Eles estariam em um gol branco, abordado entre o quilômetro 12 e 13 da rodovia.  De acordo com a PM, os fugitivos renderam a dona do veículo e seguiram no sentido Manaus-Presidente Figueiredo, município localizado a 107 quilômetros da capital.

 

De acordo com o tenente-coronel, Peter Schimidt, da PM, até às 22h30, a polícia havia recapturado dez presos. Todos os recapturados foram encaminhados ao 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP) para prestar esclarecimentos.

 

Schimidt informou ainda que nenhum dos reféns estava ferido. Porém, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Centro de Detenção Provisória de Manaus (CDP) foram enviadas ao local.

 

Segundo o tenente-coronel, a PM aguarda ordens do coronel Aroldo Ribeiro, comandante da operação, para entrar no presídio. “O plano da PM é que a negociação dê certo, e que pela manhã se faça a contagem dos detentos”, disse Peter Schimidt.

 

O oficial afirmou que a polícia ainda não sabe os motivos da rebelião. Como a PM ainda não entrou no presído, o tenente-coronel não confirmou se os detentos atearam fogo em colchões, porém, disse ter visto fumaça dentro da unidade.

 

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (CDH-OAB/AM), Epitácio Almeida, entrou no presídio para tentar negociar com os presos.

 

Segundo a assessoria da PM, a rebelião teve início entre 16h30 e 17h. A polícia informou ainda que os presos cobravam a presença dos titulares das secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP) e de Justiça (Sejus). Informações preliminares apontam que os detentos exigem a troca do atual diretor do presído devido ao tratamento dispensado tanto aos presos como aos familiares dos internos.

 

Por volta de 23h30, a imprensa foi liberada para acompanhar a rebelião em frente ao Ipat, de onde foi possível ver vários detentos no teto da unidade. Os presos exibiam faixas que faziam referência ao Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa originada em São Paulo.

 

Até 00h desta quarta-feira (10), dois reféns haviam sido liberados, sendo imediatamente atendidos pelo Samu, que mantinha ambulâncias de plantão no local.

 

Fonte: G1

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.