Inicio Geral Presos vão fotografar penitenciárias…

Presos vão fotografar penitenciárias…

0

Presos que vão fotografar penitenciárias não podem ameaçar segurança

Brasília – Os presos que receberam máquinas e filmes fotográficos em cinco presídios do país foram selecionados pelos próprios companheiros. Eles receberam orientação para ?não pôr em xeque a segurança prisional?, embora tenham liberdade para fotografar a vida no cárcere para a exposição que será apresentada durante a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (1ª Conseg), de 27 a 30 de agosto, em Brasília.

A explicação é da coordenadora geral do Programa de Fomento às Penas e Medidas Alternativas do Ministério da Justiça, Márcia Alencar Araújo Matos. Segundo ela, houve uma reunião prévia com os diretores dos presídios e os secretários estaduais da área penitenciária para autorização de acesso e de envio das máquinas fotográficas. Depois, houve um treinamento mínimo para cada agente penitenciário designado pela direções dos presídios para acompanhar a produção das fotografias.

O alerta para que não ameacem a segurança prisional, destaca Márcia, é a garantia do desenvolvimento do trabalho. ‘Nosso objetivo não é a espetacularização do crime e nem da questão carcerária ou da violência. Queremos é que os presos selecionados possam contribuir, de forma propositiva, para passar uma imagem real de como ele lida com aquele cotidiano.?

Essa preocupação se justifica, segundo Márcia, porque há muitas facções dentro dos presídios com um outro tipo de finalidade. Esses grupos, acrescenta, incentivam o crime organizado dentro dos próprios presídios.

A mostra de fotografia é apenas um dos projetos que serão apresentados durante a Feira de Cultura da 1ª Conseg, informa Márcia. Também vão ser promovidas mostras de música, documentários e teatro e feira de produtos fabricados pelos presos.

Os resultados das Conferências Livres dos Presos, que estão sendo realizadas este mês, serão apresentados para votação durante a Conseg.

Fonte: Agência Brasil
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile