Promessa do governo de SC não acaba com ameaça de greve

Promessa do governo não acaba com ameaça de greve na segurança pública catarinense

Plano de carreira da categoria deve ser entregue à Assembleia Legislativa na próxima semana
A promessa do governo do Estado de levar o plano de carreira dos agentes prisionais catarinenses à Assembleia Legislativa (AL) não acalmou os ânimos nem evitou os protestos dos servidores de segurança pública nesta sexta-feira. As manifestações são realizadas em diversas cidades de Santa Catarina.

O secretário-executivo da Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, anunciou na noite de quinta-feira, após reunião com o governador Luiz Henrique, que o plano para agentes prisionais e monitores será encaminhado à AL na próxima quarta-feira, 4, às 14h, mesmo dia que a categoria ameaça entrar em greve.

O projeto de Lei foi elaborado por representantes da categoria e técnicos das secretarias da Justiça e Cidadania, Administração, Coordenação e Articulação e Fazenda. Em junho deste ano, o secretário entregou ao Governo do Estado o projeto, que se encontra em processo de finalização.

? Temos que ter responsabilidade na elaboração deste plano para garantir que possa ser cumprido. Sei que representa um anseio dos agentes prisionais e monitores e, por isso, o governo do Estado trabalha no compromisso de torná-lo realidade ? assegurou o secretário.

Segundo ele, o projeto atenderá os dois mil servidores da Secretaria da Justiça e Cidadania. A proposta define classes pelo nível de formação e tempo de serviço a agentes prisionais, monitores e técnicos administrativos do órgão.

O secretário confirmou também que o adicional de risco de vida a agentes prisionais voltou a ser pago a quem tinha o direito de recebê-lo. O pagamento dos meses de setembro e outubro já foi efetuado.

? Após o corte, por motivos burocráticos, o governador Luiz Henrique determinou que a situação fosse imediatamente regularizada ? garantiu Pedroso.

O secretário-executivo destacou os investimentos do Estado no setor, entre 2003 e 2009, por meio da instalação da Escola Penitenciária, criação da carteira funcional, ampliação no número de vagas em unidades prisionais e aumento de efetivo de agentes prisionais ? cerca de 136%.

Definições

Mesmo com a iniciativa do Estado de tentar atender às reivindicações, a categoria promete não alterar o seu roteiro de manifestações. Os servidores também mantêm a assembleia previamente marcada para quarta-feira, às 14h, na Capital, em que decidirão se começam a greve.

? O objetivo da categoria é que o plano de carreira seja levado à AL, mas queremos que ele seja sancionado. De nada adianta ficar um ano sem ser votado na Assembleia. Quanto ao benefício do risco de vida, precisamos ter a garantia de que não irão suspendê-lo novamente ? afirma o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe), Mario Antonio da Silva.

Na manhã desta sexta, os agentes fizeram paralisações em Blumenau, Rio do Sul e Florianópolis.

Fonte: Diário Catarinense
IMPRENSA SINDASP-SP