Proposta na Alesp integra ASPs e AEVPs no rol de órgãos da Segurança Pública

0
29

Tramita na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2019, que pretende integrar os agentes de segurança penitenciária (ASP) e os agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVPs), no rol dos órgãos da Segurança Pública do Estado de São Paulo. De autoria do deputado estadual tenente Nascimento (PSL), a proposta reconhece a natureza policial das atividades das duas categorias.

O relator, deputado Carlos Cezar (PSB), deu voto favorável ao projeto, com emenda, e a proposta está pronta para a ordem do dia.  

Na justificativa, o texto destaca que a propositura busca o reconhecimento dos agentes penitenciários e dos agentes de escolta. “Conforme preceituam os artigos 3º da Lei Complementar 959/2004 e o artigo 3º da Lei Complementar 976/2005 (de que trata o artigo 44 da Lei Complementar nº 207, de 05 de janeiro de 1979), aplicam-se aos integrantes da carreira de Agente de Segurança Penitenciária e aos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciários o Regime Especial de Trabalho Policial”, descreve.

O texto relata ainda que a categoria dos agentes penitenciários já cumpre de fato e de direito a função de polícia. “Assim, a referida inclusão é necessária, pois conferirá direitos inerentes à carreira policial. Não obstante, a presente PEC valoriza os agentes penitenciários, pois realizam uma tarefa de extrema importância, em benefício de toda sociedade”, finaliza.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.