Proposta para criar a Polícia Nacional de Fronteiras aguarda análise no Senado

Uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada no início de fevereiro cria a Polícia Nacional de Fronteiras. A PEC 3/2018 inclui a nova corporação no capítulo sobre a Segurança Pública, ao lado das polícias federal, rodoviária, ferroviária, civil, militar e de corpos de bombeiros. Além de criar a Polícia de Fronteiras, a proposta do senador Wilder Morais (DEM-GO) tira da Polícia Federal a atribuição constitucional de “exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras”. A votação das Propostas de Emenda Constitucionais estão, no entanto, suspensas enquanto durar a intervenção federal no Rio de Janeiro. O senador Pedro Chaves (PRB–MS) acredita que a medida pode contribuir para combater a violência em todo o país. Ouça mais detalhes no áudio da repórter da Rádio Senado Larissa Bortoni.

Fonte: Agência Senado