O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) apresentou em Plenário (14) dois projetos de lei para tentar conter a violência no Brasil. O primeiro deles endurece as punições do criminoso reincidente, que terá como pena a dupla condenação. O segundo agrava a pena de quem cometer crime com máscara, capacete ou qualquer outro objeto que impeça a identidade do criminoso.
Esses dois projetos se somam a outro já apresentado pelo senador, que tipifica o porte de arma branca, sendo assim classificado qualquer artefato perfurante.
Raimundo Lira atribui à uma legislação criminal antiga e defasada a crescente escalada da violência no Brasil, que assusta a população e também afeta o turismo, já que essa é uma das razões dos estrangeiros evitarem o país, afirmou.
O senador disse que é importante mudar esse quadro, com a criação de leis mais duras que punam realmente os crimes.
— O povo brasileiro hoje tem medo de se deslocar do trabalho para a sua residência, do lazer, de frequentar o cinema, de frequentar o shopping. Por quê? Porque os bandidos aqui no Brasil já tomam conta das praças, das ruas, dos parques, das estradas, das fazendas. Então o nosso povo está refém da violência urbana — lamentou.
Fonte: Agência Senado