Rebelião comprova que mecanização da Penitenciária Junqueirópolis não é tão eficiente quanto a automatização proposta pelo Sindasp

Fotos: Carlos Vítolo/Sindasp

Dois agentes de segurança penitenciária (ASP) foram feitos reféns de presos durante uma rebelião que ocorreu na manhã desta quinta-feira (29) no raio quatro da Penitenciária de Junqueirópolis.

A rebelião teve início por volta das 10h, durante a tranca das celas no final do banho de Sol. Imediatamente o Diretor Administrativo da Regional do Sindasp-SP em Lucélia, Celso Antoniel, foi encaminhado para o local para acompanhar e dar suporte do sindicato aos funcionários.

Três agentes penitenciários estavam na parte superior do raio para realizarem o fechamento mecânico das celas, que necessariamente depende de força física dos ASPs. Um dos servidores conseguiu pular da parte superior onde estava a alavanca para trancar as celas, mas os outros dois foram feitos reféns.

Vale lembrar que o sistema implantado na Penitenciária de Junqueirópolis é o de mecanização, onde o agente penitenciário aciona manualmente a alavanca para abrir ou fechar as portas das celas. Os dois agentes penitenciários que permaneceram como reféns foram libertados ao final da rebelião por volta das 11h e não tiveram lesões.

Após o final da rebelião o Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de Lucélia iniciou uma blitz na unidade para fazer uma varredura minuciosa em busca de objetos ilícitos.

Em 22/3/2013, diretores do Sindasp-SP estiveram em visita na Penitenciária Junqueirópolis para conhecer o processo de mecanização das celas implantado na unidade. Os diretores foram recebidos pelo diretor geral da unidade, Waldomiro Serles Junior, e pela equipe de trabalho que atuava na mecanização.

Durante a visita, os diretores do Sindasp-SP perceberam que o sistema de mecanização não tem a mesma eficiência do sistema de automatização. Na automatização, basta apenas um leve toque no botão do painel para que imediatamente as portas sejam abertas ou trancadas com total eficiência e segurança. Ainda na automatização, não há nenhum tipo de contato físico com os detentos, o que garante a segurança e impede qualquer tipo de agressão.

Diretor da Penitenciária de Junqueirópolis demonstra ao Sindasp-SP funcionamento do sistema mecânico

Superlotação: de acordo com informações da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a unidade de Junqueirópolis tem capacidade para 873 detentos, mas a população é de 1.879, portanto, mais que o dobro da capacidade.

Nota da SAP para a imprensa do Sindasp-SP: a reportagem do Sindasp-SP entrou em contato com a assessoria de imprensa da SAP e solicitou uma nota oficial da ocorrência. Em resposta, a SAP enviou a seguinte nota: “Na data de hoje, por volta das 9h30, houve uma tentativa de fuga de presos da Penitenciária de Junqueirópolis, a qual foi prontamente impedida, graças a atuação do excelente corpo de segurança da Unidade Penal. Em razão dessa descoberta, presos fizeram dois Agentes de Segurança Penitenciária reféns, por um período de tempo bastante curto, sendo que nenhum funcionário sofreu qualquer tipo de agressão. A situação foi controlada e o estabelecimento penal permanecerá trancado, para que seja realizada rigorosa revista, com o apoio do Grupo de Intervenção Rápida. Não se trata de motim ou de rebelião, mas sim de tentativa de fuga frustrada”, descreve a nota.

Automatização conquistada pelo Sindasp é eficiente

A automatização das unidades prisionais foi um projeto apresentado pelo Sindasp-SP ao secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, e aprovado em 7/12/2012, durante uma visita de Gomes à Sede Estadual do Sindasp-SP em Presidente Prudente.

O projeto do sindicato teve o objetivo de garantir a segurança tanto do sistema quanto do exercício diário das funções dos agentes penitenciários. Desde o início das conversas, o secretário apoiou prontamente o projeto do Sindasp-SP, que se consolidou como uma das grandes conquista do sindicato para a categoria.

Após anunciar a aprovação do projeto de automatização do Sindasp-SP, o chefe da Pasta da Administração Penitenciária esteve com os diretores do sindicato na Penitenciária de Dracena, onde o Gomes visitou o modelo de cela automatizada solicitada pelo Sindasp-SP. No mesmo dia, o secretário também esteve em visita na Penitenciária de Junqueirópolis, onde conheceu o sistema de mecanização da unidade, mas aprovou o projeto de automatização para ser instalado em todas as unidades prisionais do Estado.

“A automatização é muito mais eficiente do que a mecanização. Na automatização não há contato físico entre os ASPs e os detentos. Nos orgulhamos de termos lutado e conquistado a automatização das unidades para garantir a segurança dos funcionários. Certamente se a Penitenciária de Junqueirópolis fosse automatizada essa rebelião não teria ocorrido”, disse o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo.

Sindasp-SP pede automatização de Junqueirópolis

Com a gravidade do fato ocorrido na Penitenciária de Junqueirópois, o Sindasp-SP já prepara um documento para enviar ao secretário solicitando que a unidade seja automatizada e garanta a segurança dos funcionários. “Nosso objetivo é garantir a segurança ao sistema, a integridade física e a vida dos agentes de segurança penitenciária no exercício diário de suas funções”, finalizou Grandolfo.