Região Noroeste inicia treinamento com método do Instituto Augusto Cury

0
21

Servidores e colaboradores das unidades prisionais da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) serão capacitados pelo Programa Gestão da Emoção. A aplicação do projeto no sistema carcerário paulista é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto Augusto Cury, e tem como objetivo que as pessoas aprendam a prevenir transtornos emocionais, a protegerem suas emoções e desenvolverem competências socioemocionais, para criarem relacionamentos saudáveis consigo e com os outros.

A aplicação do Programa já está em andamento na Região Oeste do Estado, iniciado em julho do ano passado, onde uma equipe de profissionais da SAP passou por um treinamento de 48 horas. Uma reunião realizada no dia 27 de fevereiro deu o pontapé inicial nas atividades que englobarão, agora, a Região Noroeste.

Participaram do encontro o coordenador da CRN, Carlos Alberto Ferreira de Souza; a diretora da Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVidass), Iracema Costa Jansson; o diretor do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVidass) da CRN, Nilson Dantas; a diretora pedagógica do Instituto Augusto Cury, Denise Cavalini; a diretora comercial Cláudia Cury, e a psicóloga Monique Rampim.

Dantas explica que, inicialmente, o projeto será oferecido a profissionais que servirão como multiplicadores do treinamento. “Numa segunda etapa, esses multiplicadores desenvolverão o programa nos presídios para servidores da área técnica, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos em enfermagem. As atividades também serão estendidas aos reeducandos”, destaca.

O treinamento deve começar pelas unidades prisionais da região de Ribeirão Preto, a partir de abril. Em seguida, será estendido gradativamente para os demais presídios subordinados à CRN.

GESTÃO DA EMOÇÃO

Resultado de mais de 30 anos de pesquisas e produção de conteúdo, o Programa Gestão da Emoção foi desenvolvido pelo psiquiatra, professor e escritor Augusto Jorge Cury. O treinamento busca o gerenciamento do estresse e a construção das competências e habilidades socioemocionais necessárias para desenvolver uma mente brilhante em uma sociedade altamente estressada.

A parceria não implica em transferência de recursos financeiros entre as partes, sendo totalmente gratuita. Todo o processo é estruturado para o atendimento e conscientização dos participantes sobre o funcionamento da mente humana, o trabalho com as funções nobres da inteligência e os desdobramentos individuais e sociais sobre a saúde emocional e a qualidade dos relacionamentos sociais.

“Portanto, visa a prevenção de transtornos e problemas psíquicos, emocionais, relacionais, dependência química, entre outros”, elenca Dantas.

O programa é baseado em diversas teorias – comportamentais, analíticas, filosóficas, sociológicas e pedagógicas – em especial na Teoria da Inteligência Multifocal (TIM), criada por Cury, que atua com o objetivo de contribuir na melhoria da qualidade da educação e no desenvolvimento da inteligência socioemocional de crianças, adolescentes, adultos e empresas.


Fonte: SAP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.