A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, participa da abertura do Seminário Internacional Mulheres e a Segurança Pública, a ser realizado de 6 a 9 de março, em Porto Alegre (RS). Ela é a primeira mulher a comandar a Senasp – órgão do Ministério da Justiça responsável por planejar, acompanhar e avaliar a implementação de programas do governo federal para a área.
Atualmente, a participação das mulheres em corporações como a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros fica em menos de 10%. Na Polícia Civil, esse índice sobe para 25%.
No intuito de conhecer a realidade dessas profissionais, a Senasp está realizando uma pesquisa nacional sobre a presença das mulheres nas instituições de segurança pública. A partir desses dados, a secretaria vai elaborar o perfil das mulheres integrantes das Polícias Civis, Militares e científicas, além do Corpo de Bombeiros Militares de todo o país. Com base nos resultados, serão construídas políticas de valorização profissional, saúde e qualidade de vida para esse grupo.
Fonte: MJ