Regional do Sindasp finaliza série de visitas em todas as unidades da Baixada

Os diretores da sede Regional da Baixada finalizaram na tarde de ontem (terça-feira, 20) a série de visitas realizadas em todas as unidades prisionais do litoral. As visitas tiveram início no último dia 7 com a participação dos diretores Marcio Assunção, Fabrício Amado e Paulo Venceslau. No primeiro de visita, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Praia Grande, também estiveram presentes o Diretor de Regionais da Executiva, Gilmar Pereira (Índio) e o funcionário Alex Sandro.

No segundo dia, na quinta-feira (8), Marcio e Fabrício estiveram no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá e nas Penitenciárias I e II de São Vicente. Por fim, na tarde de terça-feira (20), os dois diretores finalizaram a série de visitas no CDP de São Vicente.

De acordo com o diretor Marcio Assunção, durante as visitas os agentes penitenciários apontaram diversos problemas vividos nas unidades, mas as reclamações unânimes foram sobre a falta de reposição salarial e de funcionários. O diretor relata que também houve reclamações sobre a infraestrutura das unidades.

“Todas as unidades, excetuando-se os CDP’s, tiveram aumento de população carcerária por conta de expansão da estrutura dos prédios, inclusive de superpopulação, e a quantidade de funcionários permaneceu a mesma”, disse Assunção.

O diretor da regional da Baixada explicou que todas as reivindicações dos funcionários serão repassadas ao presidente do Sindasp-SP, Valdir Branquinho.

O presidente disse à reportagem do Sindasp-SP que, após receber o relatório das visitas contendo as reivindicações dará o devido encaminhamento. “Quero parabenizar os diretores da Baixada pelas visitas realizadas em todas as unidades prisionais daquela regional para ouvir os agentes penitenciários. Assim que recebermos as reivindicações faremos o encaminhamento necessário”, disse Branquinho.