Renan quer piso salarial para policiais e agentes penitenciários

Em discurso no plenário, Renan defendeu piso para policiais de todo o PaísO senador Renan Calheiros (PMDB-AL) anunciou que vai apresentar, até o final do ano, uma proposta legislativa para criar um Piso Salarial para policiais, bombeiros e agentes penitenciários de todo o País. O objetivo é estabelecer uma cooperação técnica e financeira entre a União, estados e municípios para valorizar as carreiras de segurança pública, de forma sistemática e progressiva.

?Poderemos adotar, como modelo, a proposta aprovada este ano pelo Congresso Nacional para o piso salarial dos professores. A intenção da proposta não é amarrar os orçamentos estaduais, mas incentivar uma ampla negociação entre a União, os entes federados e os representantes das categorias e do Congresso Nacional?, disse, em pronunciamento no Plenário do Senado.

Para o senador, a Segurança Pública nacional vive uma das piores crises de sua História. ?Ela é grave porque afeta a segurança social, na medida em que gera instabilidade, afeta a produtividade das empresas, aumenta o custo dos serviços públicos, piora o já caótico trânsito das cidades e causa uma ineficiência geral?, afirmou.

Renan citou casos como o do assassinato de mais um diretor de Presídio de Bangu e do empresário Artur Sendas, no Rio de Janeiro, ou a greve de policiais civis, em São Paulo. ?Este é um dos problemas mais sérios desta crise. Policiais civis de todo o País programam uma paralisação de 24 horas no dia 29 de outubro em solidariedade à greve da corporação em São Paulo. Tenho acompanhado as justas reivindicações da categoria e compreendo perfeitamente o drama dos salários achatados e defasados dos policiais de todo o País?, declarou.

Fonte: Agência Senado