Representantes dos estados debatem inteligência penitenciária

0
34

Profissionais da área de inteligência penitenciária de diversos estados estarão reunidos em Brasília, a partir de quinta-feira (19), para debaterem a importância dessa atividade no âmbito prisional e no combate ao crime organizado.

O Encontro do Grupo Interestadual de Inteligência Penitenciária acontece, de dois em dois meses, desde o início de 2009. A primeira edição foi em São Paulo, a segunda no Rio de Janeiro e a terceira será em Brasília. Cada estado enviará dois representantes para trocarem experiências.

O evento tem como objetivo discutir questões relacionadas ao sistema penitenciário como o monitoramento eletrônico de presos e canais seguros de comunicação.

Presídios federais

A estratégia de inteligência adotada pelo Sistema Penitenciário Federal contribui para manter o isolamento total dos presos. Toda a infra-estrutura dos presídios federais foi planejada para descartar a possibilidade de rebeliões, tentativas de fuga e de resgate, bem como entrada de aparelhos celular, armas e drogas. Cada presídio tem 12,7 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 208 presos em celas individuais. As penitenciárias também possuem 12 celas de isolamento para presos que cumprem o Regime Disciplinar Diferenciado.

Cada unidade é monitorada 24 horas ininterruptas por cerca de 280 câmeras de vídeo, que enviam imagens em tempo real a duas centrais: na própria unidade e no setor de inteligência do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, em Brasília.

As penitenciárias federais foram criadas para apoiar os estados no combate ao crime organizado, isolando lideres de facções criminosas e presos de alta periculosidade que estejam desestabilizando os sistemas penitenciários estaduais. As unidades estão situadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN). Desde 2006, quando entrou em funcionamento, o sistema já recebeu mais de 650 criminosos.

Fonte: MJ
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.