Inicio Geral Resultado do Encontro da CCM Iamspe e comemoração dos 60 anos do...

Resultado do Encontro da CCM Iamspe e comemoração dos 60 anos do instituto

0

Encontro da CCM Iamspe tem presença de Geraldo Alckmin, anúncio de investimentos e comemoração dos 60 anos do Instituto

 

A Comissão Consultiva Mista do Iamspe, plenária de Entidades do Funcionalismo que milita em prol do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Estadual, realizou seu IX Encontro Estadual, que encerrou as comemorações dos 60 anos da Instituição completados no último dia 28 de outubro.

 

Intitulado “60 anos de Iamspe: Passado, Presente e Futuro“, o evento aconteceu na semana passada, entre os dias 29 e 30 de outubro no Anfiteatro “A” – Nemésio Bailão do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) – Francisco Morato de Oliveira, na Capital.

 

No primeiro dia, o encontro foi aberto com a apresentação do Coral “Mestras Cantoras” do Centro do Professorado Paulista (CPP), entidade participante da CCM Iamspe.

 

Logo em seguida, a mesa de abertura do encontro trouxe a participação de Geraldo Alckmin, governador do estado de São Paulo; Davi Zaia, secretário de Gestão Pública do Estado; o deputado estadual Itamar Borges, representando o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Barros Munhoz; Latif Abrão Júnior, superintendente do Iamspe e o presidente da CCM Iamspe, jornalista Sylvio Micelli que é vice-presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj) e que na ocasião lançou o livro “Iamspe 60 anos – A Saúde do Funcionalismo Público Paulista está Aqui“, que traz relatos desde as primeiras reuniões de servidores que idealizaram o Instituto no início dos anos 50 até os dias de hoje.

 

Com o auditório lotado, marcaram também presença os deputados federais Arnaldo Faria de Sá e Arnaldo Jardim e os deputados estaduais Major Olímpio Gomes e Carlos Giannazi, além de diversos representantes de associações, sindicatos, federações e confederações, bem como de boa parte da equipe do Iamspe e do HSPE.

 

O presidente da CCM Iamspe agradeceu a presença de todos, enalteceu a importância do Instituto na vida dos servidores, criticou os que pretendem sair do Iamspe, por meio de ações no Judiciário, relembrando a característica solidária da Autarquia e alertou o governador sobre a necessidade de mais recursos do governo para o custeio da saúde do funcionalismo paulista, principalmente para a ampliação e descentralização no Interior. Micelli também opinou no sentido de que cuidar da saúde do funcionalismo e de seus dependentes é, em última instância, propugnar pela boa prestação dos serviços públicos, o que atende a toda a sociedade.

 

O secretário Davi Zaia parabenizou a CCM Iamspe pelo engajamento e o trabalho em defesa do Instituto, realizado há quase três décadas. Também destacou a importância histórica do Iamspe, ressaltando, além da prestação do atendimento médico, seu apoio ao ensino e à pesquisa.

 

O deputado estadual Itamar Borges fez breve relato de seu trabalho na descentralização do Iamspe e na prestação do atendimento médico no interior do estado. Avaliou que um Iamspe de qualidade é bom para todos os servidores.

 

Latif Abrão Júnior, atual superintendente do Instituto, afirmou estar feliz por comemorar a data, também fez avaliações positivas da história do Iamspe e destacou a retomada da qualidade da Instituição, desde seu retorno à secretaria de Gestão Pública em 2008.

 

O governador Geraldo Alckmin parabenizou os 60 anos do Iamspe e relembrou sua passagem pelo HSPE, onde foi residente no final dos anos 70. Em seguida, o governador anunciou a ampliação da rede de atendimento do Iamspe no interior, que inclui a publicação de editais de credenciamento de hospitais, policlínicas e clínicas de fisioterapia nas cidades de Amparo, Araçatuba, Bragança Paulista, Caraguatatuba, Franca, Guaratinguetá, Jacareí, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

 

Durante o evento também foi apresentado o projeto Hospital Amigo do Idoso, um conjunto de iniciativas que busca o reconhecimento do Hospital do Servidor Público Estadual como maior centro médico da América Latina especializado no atendimento a pacientes idosos.

 

Alckmin comprometeu-se a receber a CCM Iamspe para analisar as resoluções do IX Encontro, aprovadas na Carta Iamspe – 60 anos.

 

O encontro

 

O primeiro painel, “Representatividade e Ação: o resgate da dignidade e do orgulho de ser Servidor Público” foi apresentado pelo advogado Aparecido Inácio, com larga atuação junto aos movimentos sindicais. Ele destacou a necessidade do envolvimento de todos para a melhoria da prestação dos serviços públicos, também ressaltando o resgate da dignidade e da honra de ser um agente público. Especializado na área de Assédio Moral também fez comentários sobre o tema durante os debates.

 

Em seguida, o atual superintendente, Latif Abrão Júnior e Nelson Ibañez, que dirigiu o Instituto entre 1995 e 2003, participaram da mesa redonda: “60 anos de Iamspe: Passado, Presente e Futuro“. Destacaram os principais pontos de cada época e traçaram um paralelo das duas administrações em busca da qualidade do atendimento e na solução de problemas, sempre dentro da análise de contexto políticos de cada um dos períodos.

 

O segundo dia do Encontro iniciou-se com a mesa redonda “Saúde na Terceira Idade e como o Iamspe se prepara para este público” com as apresentações de Maria Beatriz Viana Perez, diretora de Divisão de Saúde do Hospital do Servidor Público Estadual – Francisco Morato de Oliveira e Roseli Arrojo, professora de Cidadania e Participação da Faculdade da 3ª Idade. Cada uma, dentro de seu foco de atuação, trabalhou o tema ressaltando a necessidade de atenção ao público da chamada terceira idade, pois o Brasil, diferente do que ocorreu na segunda metade do século passado, não é mais um país de jovens. Trata-se de um público envelhecido, com maior expectativa de vida e que o atendimento médico, bem como a sociedade devem estar preparados para este novo cenário.

 

Durante todo o Encontro, os participantes puderam observar uma maquete de como ficará o HSPE após a reforma que deverá ser iniciada em 2013.

 

Em seguida, o Encontro foi dedicado aos debates e à aprovação da Carta Iamspe – 60 anos, documento que reitera o trabalho da CCM Iamspe em busca da contribuição paritária do Governo, bem como a necessidade de um Conselho de Administração, dentre outros temas relevantes.

 

RELATÓRIO GERAL DO IX ENCONTRO ESTADUAL DA CCM IAMSPE

 

A partir de 2012 a Comissão Consultiva Mista, objetivando dar mais celeridade na divulgação de seus encontros e tornar a leitura das discussões algo conciso e ágil, instituiu a figura do Relator Geral. Este relatório, conforme deliberação da Plenária no primeiro dia do Encontro, substitui a Ata que era a transcrição integral das discussões. O relator geral foi o professor Guilherme Nascimento, coordenador do Interior da CCM Iamspe.

 

Palestra: “Representatividade e Ação: o resgate da dignidade e do orgulho de ser Servidor Público”           

Apresentação: Dr. Aparecido Inácio

 

Mediadores: José Luiz Moreno Prado Leite, 1º vice-presidente da CCM IAMSPE e Maria da Guarda Rocha, coordenadora da Capital da CCM IAMSPE

 

Apresentou suas ideias a partir de slides, destacando a motivação e a valorização do trabalho do servidor público enquanto agente de construção da cidadania, como aquele que efetivamente garante o exercício da cidadania. Comentou sobre o que é público, na necessidade de apropriação da ideia de “público”, que é de todos, em oposição ao conceito de posse (do ponto de vista individual).

 

Afirmou que nossa representatividade está associada à motivação, tanto dos dirigentes como dos associados e que este é o papel da liderança, em motivar e criar as condições de enfrentamento com as questões salariais e da defesa da cidadania.

 

Mesa Redonda: “60 anos de Iamspe: Passado, Presente e Futuro”

Apresentação: Dr. Nelson Ibañez e Dr. Latif Abrão Júnior

Mediadores: João Elísio Fonseca, 2º vice-presidente da CCM IAMSPE e Maria Antonia de Oliveira Vedovato, coordenadora da Grande São Paulo da CCM IAMSPE

 

Nelson Ibañez apresentou um breve histórico de seus 8 anos de gestão, mostrando as condições de trabalho da época. Afirmou que o Iamspe não é um plano de saúde, mas sim, um seguro social, justo, pois é solidário e compulsório. Que na sua gestão a CCM Iamspe conquistou sua independência e que o Governo deveria fazer sua contrapartida, permitindo os investimentos necessários para a eficiência do Iamspe.

 

Latif Abrão Júnior realizou um balanço de seus 4 anos de gestão. Destacou a ampliação das receitas e os mecanismos de modernização da Instituição. A ampliação dos convênios com hospitais, clínicas, laboratórios e ambulatórios na Capital, Grande São Paulo e Interior. Avaliou que uma das modernizações mais importantes e que serão seu legado, será a transformação da CCM Iamspe em órgão oficial de consulta dentro da Superintendência, da criação do Conselho Administrativo e fiscal aos moldes da São Paulo Previdência (SPPrev) e de novas aberturas na legislação, possibilitando que não estatutários possam contribuir com o Iamspe (atendendo a servidores do DER e os professores categoria “O”) e que a nova lei deverá incluir um percentual de contribuição do governo ao Iamspe.

 

Mesa Redonda: “Saúde na Terceira Idade e como o Iamspe se prepara para este público”

Apresentação: Dra. Maria Beatriz Viana Perez e Roseli Arrojo

Mediadores: Célia Regina Palma Martins, coordenadora da Capital da CCM IAMSPE e Rosalina Chinone, coordenadora da Grande São Paulo da CCM IAMSPE

 

Inicialmente tivemos a lembrança da mesa sobre a importância do tema, fruto de discussões internas da CCM Iamspe.

 

Maria Beatriz Viana Perez demonstrou o crescimento da demanda de usuários da terceira idade e as ações do Iamspe para estruturar o HSPE como Hospital “Amigo do idoso”. Serão várias ações internas e externas que viabilizarão tal meta, desde o foco ao tratamento/prevenção de doenças cardiovasculares e neoplasias, passando por intervenções de mobiliário, acessibilidade, visual e mudanças na parte externa do hospital (calçada, metrô etc), além de reformas no Pronto Socorro, dentro do mesmo prisma de atenção ao idoso.

 

A professora Roseli Arrojo mostrou a importância da saúde mental do idoso dando como exemplo o trabalho desenvolvido pela Faculdade da Terceira Idade, na perspectiva de um novo perfil do idoso, condizente com a nova realidade quanto à participação do idoso na sociedade, na política e na defesa de seus direitos.

 

Reunião de Grupos sob a coordenação de Luiz da Silva Filho e Idenilde Almeida Conceição, coordenadores do Interior da CCM IAMSPE

 

Foi proposto pelo presidente da CCM Iamspe, Sylvio Micelli, Moção de Apoio ao deputado estadual Major Olímpio Gomes pela iniciativa do movimento “Reaja São Paulo” e “Reaja Brasil”, que visa captar 1,4 milhão de assinaturas para uma lei de iniciativa popular que torne hediondo os crimes contra agentes públicos no exercício de suas funções. A moção foi aprovada por unanimidade, havendo, inclusive a distribuição de modelos de abaixo-assinados junto aos presentes para que também captem assinaturas em apoio à proposta.

 

Foi informado aos presentes que, por solicitação do deputado Marcos Martins, presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, os trabalhos da CCM Iamspe no ano de 2012, serão encerrados em uma Audiência Pública que será realizada no próximo dia 30 de novembro, às 10 horas no Plenário Paulo Kobayashi da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

 

Em seguida a mesa condutora dos trabalhos fez a leitura da Carta de São Paulo, aprovada no VIII Encontro Estadual (2011) para referendo e/ou acréscimos ao documento. Após ampla discussão e debate foi aprovada a Carta Iamspe – 60 anos, reproduzida a seguir e que fará parte deste relatório.

 

CARTA IAMSPE – 60 ANOS – EM DEFESA DA SAÚDE DO FUNCIONALISMO PÚBLICO PAULISTA

 

Os Servidores Públicos do Estado de São Paulo, membros da Plenária da Comissão Consultiva Mista do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), reunidos no IX Encontro Estadual intitulado “60 anos de Iamspe: Passado, Presente e Futuro“, realizado no Anfiteatro “A” – Nemésio Bailão do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) – Francisco Morato de Oliveira, nos dias 29 e 30 de outubro de 2012 discutiram os problemas enfrentados pelo funcionalismo em relação ao atendimento hospitalar e médico-ambulatorial, a servidores, dependentes e agregados.

 

A CCM Iamspe tem se pautado, ao longo de quase 29 de anos de luta e história, pela ampliação, descentralização e melhora na prestação do atendimento médico-ambulatorial a servidores, dependentes e agregados sempre em busca do respeito ao ser humano, nos momentos em que, certamente, ele estará mais sensível e desprotegido.

 

Graças ao incessante trabalho da CCM Iamspe, é importante destacar que houve sensível melhora no atendimento prestado pela Instituição nos últimos anos, após duas décadas de descaso, abandono e precarização da mesma,  por parte do Governo do Estado de São Paulo. É importante ressaltar, porém, que há, ainda, muitos problemas de atendimento a serem sanados e de forma diligente e atuante, a CCM Iamspe manterá seu trabalho diuturno visando propiciar o melhor atendimento ao usuário mantenedor do Instituto.

 

Por meio de seus membros, a CCM Iamspe, que representa mais de 80 entidades associativas, sindicais, comissões regionais e municipais em todo o estado de São Paulo, se mantém como um foro privilegiado de discussões realizando, ao longo do ano, suas plenárias mensais, audiências regionais, encontros estaduais e outras atividades que apontam problemas e, mais que isso, apresenta sugestões de forma propositiva para que o usuário mantenedor do sistema tenha o atendimento a que faz jus. Entretanto, diante de um Governo que mantém um atendimento insatisfatório, tanto em suas obrigações patronais quanto à prestação de serviços aos usuários e um Legislativo, em sua imensa maioria subserviente a esses contínuos governos, esta Plenária deliberou pela redação desta Carta, síntese de documentos aprovados em Encontros realizados anteriormente e cujos principais pontos são:

 

1. A CCM Iamspe reitera a defesa pela transformação do Iamspe em Autarquia Especial.

 

2. A CCM Iamspe reitera a defesa pela contribuição paritária do Estado em montante igual ao arrecadado pelo funcionalismo público do estado de São Paulo, ou seja, 2% da folha de pagamento dos servidores, imediatamente.

 

3. A CCM Iamspe reitera a urgente e inadiável instituição do Conselho de Administração deliberativo, fiscal e paritário com a participação do Governo do Estado, da Instituição e dos Servidores.

 

4. A CCM Iamspe reitera a necessidade de permanente descentralização de atendimento em todas as regiões do Estado, com a prestação do atendimento médico e ambulatorial o mais próximo do usuário mantenedor do Iamspe.

 

5. A CCM Iamspe entende que a descentralização do atendimento se dará por ampliar a contratação de médicos de todas as especialidades, inclusive serviços de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, além de estabelecer convênios para exames laboratoriais, de diagnósticos, fisioterapia e pequenas cirurgias. 

 

6. A CCM Iamspe reitera a necessidade de manter e ampliar o atendimento prestado pelos Centros de Atendimento Médico-Ambulatorial (Ceamas) e a extensão do atendimento médico-hospitalar ao Interior, Litoral e Grande São Paulo com a realização de concursos públicos para o provimento de cargos, com salários dignos e compatíveis com a função. Esta plenária solicita também que o Iamspe envide esforços no sentido de garantir a prestação de serviço de remoção, por meio de uma ambulância equipada, à disposição de cada um dos 17 (dezessete) Ceamas existentes e, os que vierem a ser criados.

 

7. A CCM Iamspe reitera o urgente e inadiável cumprimento da Lei Complementar nº 971 de 10 de janeiro de 2005, que possibilita o atendimento do Iamspe em hospitais controlados por Organizações Sociais e outras entidades que recebam verbas públicas. Ressalte-se a necessidade de regulamentação da Lei supra citada.

 

8. A CCM Iamspe propõe que seja consignada em lei, tendo em vista os diversos subsídios e isenções recebidos do Poder Público, de que as Santas Casas tenham a obrigação de prestar atendimento aos servidores públicos estaduais.

 

9. A CCM Iamspe propõe que seja consignada em lei, conforme deliberação e aprovação desta Plenária, a reabertura, de forma urgente e inadiável, do prazo para a inscrição de agregados (pais, mães, padrastos e madrastas), bem como a possibilidade de retorno dos aposentados que pediram seu desligamento por meio da Lei nº 10504 de 17 de fevereiro de 2000. Reitera-se, aqui, a urgente e inadiável necessidade de contribuição paritária e obrigatória do Governo, para que se faça frente aos recursos que, certamente, serão despendidos com estas inclusões, bem como a inadiável revogação da Lei supra, tendo em vista os prejuízos que ela causa ao Iamspe e ao Estado.

 

10. A CCM Iamspe propõe que seja incluída, na Lei Complementar nº 1093 de 16 de Julho de 2009, artigo que torne facultativa a contribuição dos servidores contratados com base nesta legislação na mesma proporção dos demais servidores públicos.

 

11. A CCM Iamspe propõe que seja consignada em Lei, o abono de ponto, sem prejuízo dos vencimentos e das demais vantagens do cargo, a todos os seus representantes devidamente constituídos para participação nas reuniões mensais ordinárias, conforme calendário previamente definido.

 

São Paulo, 30 de outubro de 2012

 

AEPESP – AFALESP – AFPCESP – AFPESP – AFUSE – AIPESP – AMIAMSPE – AOJESP – APAMPESP – APASE – APEOESP – ASPAL – ASSETJ – ASSOJUBS – CAPESP – CPP – SIFUSPESP – SINDASP – SINDCOP – SINDFESP – Sindicato União – SINDSAÚDE – SINTELPOL – SINTUNESP – SISPESP – SISSTESP – SITESP – UDEMO – UNSP – Comissões Regionais e Municipais

 

DISCURSO DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN NO IX ENCONTRO ESTADUAL DA CCM IAMSPE

 

São Paulo, 29 de outubro de 2012.

 

Governador Geraldo Alckmin: Bom dia a todos. Quero saudar o deputado Itamar Borges, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado; deputados federais que nos alegram aqui com a presença, o Arnaldo Jardim e o Arnaldo Faria de Sá; Secretário de Gestão Pública, deputado Davi Zaia; deputados estaduais, Major Olímpio e o Carlos Giannazi; Doutor Latif Abrão Junior, superintendente do IAMSPE; Sylvio Micelli, presidente estadual da Comissão Consultiva Mista do IAMSPE, aliás, quero agradecer o livro sobre os 60 anos do IAMSPE, já estava passando os olhos, muito interessante o trabalho da história do IAMSPE; o Roberto Dantas Queiroz, diretor geral aqui do Hospital do Servidor Público Estadual; o Otelo Chino Junior, Presidente da Associação Médica do IAMSPE; o provedor do nosso Hospital de Rancharia, Nelson Correia; da Santa Casa de São Bento, Luís Fernando Ferreira; e da Santa Casa de São Joaquim da Barra, Sidnei Marcheletto. Servidores aqui homenageados, que continuam aqui no nosso hospital, no IAMSPE, o João Volfeto, junto do Doutor João Ferreira de Melo e Aparecida Helena Vicentino, em nome de quem quero saudar aqui todos os funcionários, funcionárias; o coral Mestras Cantoras do Centro do Professorado Paulista, muito obrigado pela presença. O tangente Renato Teixeira Lopes, saudar todos os colegas da área de saúde, área administrativa, representante e associações de sindicatos dos servidores, amigas e amigos.

 

É uma bela história, 60 anos de serviço prestado aos servidores aqui de São Paulo. E o encontro que nós estamos tendo aqui, eu disse ao Sylvio, que o resultado do encontro que depois vou recebê-lo, me encaminhe todas as propostas aqui desses dois dias de trabalho da Comissão Consultiva Mista. Eu fiz anestesia aqui no hospital em 1978 e 79, é um dos grandes hospitais do Brasil, tem praticamente quase mil leitos o Hospital do Servidor, centro de ensino tem 300 residentes, residência médica, algumas das mais famosas como a neurocirurgia e tantas outras. Um dos grandes hospitais, hospital de retaguarda e ao mesmo tempo o IAMSPE cresceu também no interior. E hoje nós estamos dando mais um passo, com três hospitais que já assinam o contrato aqui hoje, São Joaquim da Barra, São Bento do Sapucaí e Rancharia e o lançamento do edital para mais quatro hospitais, R$ 21,6 milhões contrato no prazo de 30 meses; mais quatro policlínicas, R$ 5,4 milhões e oito clínicas de fisioterapia, mas perto de R$ 1 milhão, totalizando quase R$ 31 milhões. Ou seja, de um lado expandindo os serviços em todo estado com hospitais que já assinaram contratos e outros hospitais com edital que está sendo lançado hoje, hospitais, policlínicas e áreas de fisioterapia.

 

Depois queria destacar também este Hospital do Servidor. Nós inauguramos aqui a nova parte de cozinha, foram investidos R$ 5,8 milhões. Às vezes a gente de longe não avalia bem o que é um hospital. Isso aqui é uma cidade, tem mais de quatro mil funcionários, mais do que tem um município no Estado de São Paulo. Borá, tem 800 habitantes, aqui trabalham quatro mil pessoas e o IAMSPE mais de cinco mil pessoas. Você imagina o número de refeições, a infraestrutura para todo esse trabalho e as dietas, a especificidade do trabalho das nutricionistas, de todo o pessoal da área de gastronomia. E estamos autorizando para o ano que vem, já está no orçamento que foi para a Assembleia Legislativa, R$ 40 milhões para o hospital. Então, acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência e pronto-socorro, recuperar o pronto-socorro. Aí vão verificando, nós queremos um prazo de três anos recuperar integralmente o hospital.

 

Aliás, eu estive aqui há uns oito anos e esse anfiteatro, levei até um susto quando cheguei ali na porta, era só cadeira velha, mesa velha e tal, tudo entupido aqui que não era utilizado há muitos anos e aí foi totalmente recuperado. Nós queremos deixar o Hospital do Servidor, que é um hospital inaugurado em 1961, portanto mais de meio século, o mais moderno em ponto de vista de recuperação física e todos seus equipamentos da área tecnológica.

 

De outro lado, um hospital Amigo do Idoso, acho que nós poderemos ser um dos primeiros certificados na América Latina.

 

O Brasil mudou. Dizia-se no passado que o Brasil era um país jovem, hoje o Brasil é um país maduro, encaminha para rapidamente ser um país idoso. No ano 2000 no Estado de São Paulo, a expectativa de vida média era de 71 anos de idade. Hoje, dez anos depois, dez anos é um tempo curto, uma década, é mais de 75, média, isso expectativa média ao nascer, 75. Como morre muito jovem, não de doença, mas de causa externa, os finais de semana, motocicleta, carro, tiro, violência, droga, então quem passa dos 30, essa expectativa de vida é muito mais alta, muito mais alta, a média é 75, sendo que no caso das mulheres, quase 79, e nós homens 71. Vê que é uma injustiça não é? Quase oito anos, sete anos de diferença.

 

Eu fui um dia desses na Vila Prudente, lá no clube da terceira idade, umas 200 pessoas, média de idade ali uns 83, 84, só mulheres, os homens já tinham morrido todos, e o clube chamava “As Sapecas”. É um outro mundo, essa é a tendência mundial, as pessoas vivem mais, e vivem melhor. O Instituto está fazendo 60 anos, antigamente uma pessoa de 60 anos, alguns ainda acham que é idoso, mas hoje não é mais. Aliás, eu participei uma vez de um congresso de Gerontologia e a primeira definição era quem é idoso, alguém falou 60? 65? Aí um professor respondeu: “Idoso é aquele que tem pelo menos 10 anos a mais do que nós”. Se tiver 40 quem tem mais que 50 é idoso, quando chegar nos 50, é quem tiver mais 60, quando tiver nos 60 é quem tem mais de 70, vai sempre, chegando nos 70 vai nos 80, vai sempre empurrando.

 

Enfim, é um outro mundo e nós temos que nos preparar para esse outro mundo, sob o ponto de vista de políticas públicas para a terceira idade. Saúde, garantir assistência com qualidade para a população, do outro lado lazer, está aqui o Arnaldo Faria de Sá, os novos editais nossos do DER e da Artesp vão prever para viagem intermunicipal dois assentos gratuitos para os idosos.

 

Então, lazer, melhor idade ativa, ou seja, ginástica, nós vamos fazer convênio com as academias, quem ganhar até três salários, nós vamos dar uma carteirinha, vai começar o projeto piloto, para a pessoa mexer o corpo. A Organização Mundial de Saúde diz que o cigarro mata por ano 3,4 milhões de pessoas, a vida sedentária mata 3,8 milhões, é mais que o cigarro, é preciso mexer o corpo, não pode ter vida sedentária, é melhor idade ativa, enfim, um conjunto de propostas.

 

E eu também queria dizer o seguinte, o doutor David Zaia, nosso secretário, tem uma semana, Secretária da Fazenda é chata, ela é toda cheia de exigências, mas em uma semana vai resolver a questão do critério para o pagamento de bônus, até 2,4 salários. Então nós pretendemos pagar ainda em novembro o bônus, para todo mundo. Nós vamos pagar o bônus, 2,4 e ele vai, o Sylvio, fruto desses dois dias aqui da câmara, ele vai levar as conclusões de vocês e nós vamos recebê-los lá no comecinho da semana que vem.

 

Aliás, o David vai incluir também na questão da bonificação, também vai incluir, não é o IAMSPE, o DPME que é um departamento de perícias, todos os funcionários de perícias médicas também vão ser incluídos na bonificação. E também mandamos para a Assembleia Legislativa o projeto de lei instituindo a carreira do médico, que não existia carreira, para só aqui o IAMSPE é um dos mais beneficiados. Só aqui são 1100 profissionais de saúde e o David Zaia, o Latif e o Sylvio que representam o trabalho como donos do encontro vão levar o conjunto aqui das propostas de vocês.

Mas quero reiterar a minha alegria de voltar ao hospital. Eu passei aqui Natal, Réveillon, Carnaval, tudo aqui dentro do centro cirúrgico, porque eu fazia 48 horas na anestesia. Sexta e sábado, entrava sexta-feira às 7h da manhã e saía no domingo às 7h. Dois anos. Sem faltar um dia e sem receber um centavo porque eu não podia fazer residência médica, pois a residência era todo dia e eu não tinha como, era prefeito da cidade. Então eu emendei tudo em 48 horas para poder ter o título de especialista.

 

Aqui aprendi a fazer várias coisas, encubação cardiorrespiratória; um grande hospital, hospital de retaguarda importantíssimo e não há hospital sem recursos humanos bem capacitados, permanentemente em treinamento, valorizados, com carreira. Então nós iniciamos já o primeiro projeto de lei para a carreira do médico, vamos acertar essa semana a questão da bonificação e receber as propostas de vocês, fruto desses dois dias, aqui de encontro. Muito obrigado.

 

Fonte: Nilze CCM (via e-mail)

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile