Inicio Geral Santa Casa de Araçatuba deixará de atender casos simples

Santa Casa de Araçatuba deixará de atender casos simples

0

Até o final deste mês, a Santa Casa de Araçatuba deixará de atender pacientes que não se enquadrem em casos de alta complexidade, como aqueles com dor de cabeça, sintomas de dengue ou virose. Segundo o diretor clínico do hospital, Sérgio Smolentzov, a responsabilidade em atender pessoas com doenças de baixa complexidade é dos municípios. “Só vamos receber os pacientes que chegarem ao hospital referenciados e regulados pelos médicos das outras unidades”, explicou.

 

O diretor pretende se reunir esta semana com representantes da Secretaria de Saúde de Araçatuba e DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) e Promotoria da Saúde. Atualmente, dos dois mil atendimentos realizados pelo pronto-socorro da unidade por mês, 70%, ou seja, 1.400, são encaminhados pelas unidades de urgência e emergência de Araçatuba. Desse total, apenas 20%, segundo o hospital, se enquadram em casos de alta complexidade. Em números, somente 280 atendimentos competem à Santa Casa realizar.

 

No caso dos pacientes dos municípios da região, o encaminhamento já é feito por meio de regulação, via Cross (Central de Regulação de Ofertas deServiços de Saúde), de São Paulo. A medida tomada pelo hospital se enquadra em um contrato firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, em março passado, que garante à Santa Casa recursos extras de aproximadamente R$ 1,6 milhão por mês, pelo programa Santas Casas Sustentáveis.

 

PREFEITURA

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba informou que a população deve estar atenta a quais serviços de saúde devem ser procurados. No caso das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), a capacidade é para atender pacientes hipertensos e diabéticos, além de consultas e exames de rotina. Já os serviços de urgência e emergência só devem ser procurados por pacientes que sofreram quedas, com dores fortes no peito, na cabeça ou outras partes do corpo; vítimas de acidentes, com sintomas de doenças graves, entre outros casos mais urgentes.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do Iamspe

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile