SAP reforça segurança nos presídios com drones

0
23

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) acaba de realizar mais um investimento em tecnologia. No último dia 30/06, o secretário Lourival Gomes recebeu 10 drones. Os novos equipamentos, adquiridos por meio de licitação, serão utilizados como aperfeiçoamento dos mecanismos de segurança nas unidades prisionais do estado, sendo um passo importante para reforço da segurança nos presídios. Eles serão utilizados para inspeção das partes superiores das unidades penais, principalmente de coberturas e telhados. Também poderão auxiliar na recaptura de presos nos casos de evasão de regime semiaberto, localização de materiais não permitidos e manuscritos elaborados por presos. Nos dias de visita, poderão verificar o trânsito de pessoas. Também irão auxiliar na verificação de cercas e alambrados das unidades que possuem, dando ênfase em unidades limítrofes com bairros habitacionais.

Dados sobre os drones

São 10 veículos aéreos não tripulados, tipo quadricóptero, completos, contendo aeronave, gimbal, câmera, controle remoto, baterias, carregador de baterias, jogo de hélices, maleta case e tablet. Os equipamentos são de última geração e contam com câmeras de filmagem em alta resolução. Os equipamentos serão utilizados em unidades prisionais distribuídas por todo o estado. Os locais não serão divulgados por questão de segurança, mas os aparelhos ficarão disponíveis em localidades que permitirão seu rápido acionamento para os presídios daquela região. O investimento nos aparelhos e treinamento foi de R$ 157.500,00.

Dez funcionários da SAP passaram por treinamento para operação e manutenção dos aparelhos. Os servidores atuarão como multiplicadores de informação para outros agentes, também treinando-os. “Para a nossa secretaria, os drones irão complementar os mecanismos de segurança já existentes, aperfeiçoando-os ainda mais”, diz o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.


Fonte: Assessoria de Imprensa – SAP

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.