SDE investiga suposto cartel na venda de portas detectoras de metais

0
34

A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça instaurou processo administrativo contra sete empresas que atuam no mercado de portas de segurança detectoras de metais por suspeita de formação de cartel.

As empresas ATTO Indústria e Comércio de Equipamentos de Segurança Ltda., Beringhs Indústria e Comércio, IECO Desenvolvimento e Indústria de Máquinas e Aparelhos Ltda., Mineoro Indústria Eletrônica Ltda., MPCI Metal Protector Ltda., Preserv Manutenção Eletrônica Ltda. e SDM Sistemas de Detectores de Metais Ltda. são acusadas de divisão de mercado por meio do compartilhamento de informações comerciais sensíveis antes da realização de licitações e processos de compra, como, por exemplo, o valor das propostas que seriam apresentadas a potenciais clientes. Pelo menos dez pessoas físicas também estão sendo investigadas.

As investigações começaram em novembro de 2008 após buscas e apreensões autorizadas judicialmente nas sedes das empresas IECO, Preserv, Mineoro e MPCI. A análise do material recolhido pela equipe técnica da Secretaria constatou indícios de existência do cartel. Os acordos teriam afetado tanto licitações de instituições públicas quanto processos de compras realizados por instituições financeiras privadas. Entre os clientes que podem ter sido prejudicados pelo suposto cartel estão o Banco do Brasil, o Bradesco, o Banco Rural e o Banrisul.

A instauração do processo foi publicada no Diário Oficial da União da última segunda-feira (21). As empresas terão 30 dias para apresentarem sua defesa, após terem sido notificadas.

Qualquer pessoa pode encaminhar informações que possam ajudar nesta ou em qualquer outra investigação de cartel. Basta acessar o Clique Denúncia ou entrar em contato diretamente com a secretaria pelo telefone (61) 2025-9270 ou pelo fax (61) 2025-3497).

Fonte: MJ
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.