Secretaria de Segurança do Piauí aponta queda na violência no Estado; sindicato nega

A Secretaria de Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira (9) um levantamento do número de crimes violentos no Estado, durante os dez primeiros meses do ano. Os dados referem-se, especificamente, a três crimes: assaltos, roubos de veículos e os chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI’s), categoria em que estão incluídos o homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, feminicídio e estupro seguido de morte.

Segundo a secretaria, o índice de crimes violentos letais intencionais (CVLI’s) caiu 10,9% de janeiro a outubro deste ano no Piauí. Foram registradas 512 vítimas nos primeiros dez meses de 2015, contra 575 no mesmo período do ano passado.

Considerando apenas o mês de outubro, a redução no número de vítimas de CVLI’s no Estado alcançou 13,8%. Enquanto em Teresina o decréscimo é ainda maior, chegando a 33,33%. “Confirmamos nossa tendência de queda. Planejamos nossas ações diariamente e nossa principal estratégia é trabalhar com a integração das forças policiais”, destacou o secretário estadual de Segurança Pública, Fábio Abreu.

Assaltos

Os registros de roubos em Teresina também sofreram queda, segundo a SSP. Em outubro de 2015 os distritos da capital registraram 1.430 casos de roubo. No mesmo período do ano passado foram 1.556 ocorrências, o que corresponde a uma redução de 8,09%. Quanto ao número de furtos na capital, a queda no período chegou a 6,72%

Roubo de veículos

O Núcleo de Estatísticas da SSP contabilizou uma decréscimo de 39,1% nos roubos de veículos em Teresina. No mês passado, foram 174 casos registrados na Polinter, contra 286 no mesmo mês de 2014. Considerados os dez primeiros meses do ano, a queda é de 6,07%.

Sindicato apontou crescimento da violência

Na última sexta-feira, o Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Piauí (Sinpolpi) divulgou um levantamento que aponta um cenário oposto ao divulgado pela Secretaria de Segurança nesta segunda.

O levantamento do Sinpolpi indica a ocorrência de 53 assassinatos no Estado durante o mês de outubro. A entidade, porém, não comparou os dados com os do mesmo mês de 2014, mas sim com os dois meses anteriores – de setembro e agosto -, constatando que houve “um substancial aumento da violência nos últimos três meses”.

Segundo o sindicato, em outubro houve um crescimento de 15% no número de assassinatos em relação a agosto, quando 45 pessoas foram mortas, e de 10% em relação a setembro, quando foram registrados 48 homicídios.

Fonte: Portal O Dia