Secretaria nega problemas em penitenciária de Valparaíso

0
23

A SAP (Secretaria de Administrativa Penitenciária do Estado de São Paulo) negou que hajam problemas decorrentes da superlotação na penitenciária de Valparaíso, conforme relatou a Folha da Região nesta quarta-feira (30). A reportagem mostrou que agentes penitenciários da cidade buscam impedir a entrada de novos presos, por meio de um abaixo-assinado. Entre os problemas relatados pelos funcionários, estão o entupimento do esgoto e condições desumanas nas celas. O presídio abriga 1.732 detentos, mas sua capacidade é de 873.

 

Os agentes também relataram problemas de saúde e casos de presos que se acidentaram ao cair de redes amontoadas nas celas. Em nota enviada ontem, um dia após a solicitação, a SAP afirmou que a penitenciária tem condições “plenas de higiene, saúde e segurança”. De acordo com a secretaria, a unidade conta com um decantador e duas lagoas de tratamento de esgoto, que passam regularmente por limpeza e manutenção.

 

Sobre a falta de médicos para atender os presos, disse que possui dois médicos contratados em convênio com a Prefeitura de Valparaíso, além de um dentista concursado. Acrescentou, também, que, além de equipes de saúde própria, os presos são atendidos no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, na Santa Casa de Valparaíso, Hospital Estadual de Mirandópolis e AME (Ambulatório Médico de Especialidades), em Araçatuba.

 

Fonte: Folha da Região

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.