O Sindasp-SP solicitou do secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, o esclarecimento sobre possíveis alterações nos critérios da Lista Prioritária de Transferência (LPT) e Lista Prioritária de Transferência Especial (LPTE) nas unidades prisionais.
O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, disse que, em conversa com o secretário, Gomes explicou que, nas unidades que estão sendo inauguradas em cidades onde já há unidades prisionais, primeiro irá correr a LPT, somente depois inicia a LPTE. Disse ainda que, as unidades que forem inauguradas em municípios que ainda não possuem unidades prisionais, irá correr a LPTE.
O Sindasp-SP buscou o esclarecimento junto ao secretário por ter recebido diversos e-mails, telefonemas e mensagens de aplicativo para celular, solicitando informações sobre o assunto, que estaria sendo comentado nas redes sociais e até mesmo nas unidades prisionais, porém, sem nenhuma divulgação oficial.
O objetivo do Sindasp-SP é informar corretamente a categoria e impedir que qualquer informação não verdadeira seja repassada aos agentes penitenciários.