Secretário Lourival Gomes aprova projeto de automatização das unidades prisionais após visita ao Sindasp

Reportagem atualizada em 08/12/2012, às 10h43

O secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, visitou nesta sexta-feira (7) a Sede Estadual do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) em Presidente Prudente.

A presença do secretário foi uma resposta ao pedido do Sindasp-SP para a automatização das unidades prisionais do Estado, feita pelo presidente Daniel Grandolfo ao secretário em 11/01/2012, durante uma audiência na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

Depois de atender a imprensa em uma coletiva organizada pela assessoria do Sindasp-SP, o chefe da Pasta da Administração Penitenciária saiu em caravana com os diretores do sindicato a unidades prisionais da região.

O principal alvo da caravana do secretário foi a Penitenciária de Dracena, onde o Gomes conheceu um modelo de cela automatizada, solicitada pelo Sindasp-SP, em atendimento ao pedido do sindicato para o projeto de automatização das unidades prisionais do Estado.

A categoria já pode comemorar, pois o secretário aprovou o modelo de automatização da cela da Penitenciária de Dracena. Anteriomente, o secretário havia dito que a automatização deveria começar pelos Centros de Detenção Provisória (CDPs), no entanto, durante a visita em Dracena, ele destacou que o processo de automatização das unidades do estado terá início na própria Penitenciária de Dracena, e seguida se expandirá para as outras unidades.

A aprovação da automatização foi uma resposta ao projeto do Sindasp-SP, que Gomes apoiou prontamente desde o início. Essa é mais uma conquista do Sindasp-SP para a categoria.

O projeto do sindicato tem o objetivo de garantir a segurança tanto do sistema quanto do exercício diário das funções dos agentes de segurança penitenciária (ASP).

O processo de automatização será dirigido pelo coordenador da Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado) Roberto Medina.

AGRADECIMENTO: em nome dos quase 35 mil servidores penitenciários, o presidente Daniel Grandolfo fez um agradecimento especial ao secretário e destacou a importância da visita do chefe da Pasta da Administração Penitenciácia no sindicato e nas unidades prisionais da região. Em seu discurso, Grandolfo disse ainda que a visita de Gomes ao Sindasp-SP foi marcante. “É realmente um fato marcante a presença do secretário de Estado da Administração Penitenciária no Sindasp-SP. E muito importante sabermos que temos um secretário que está disposto a visitar as unidades e também o sindicato, tenho certeza que a categoria ficou muito feliz, principalmente pela aprovação da automatização das unidades prisionais, que era um antigo sonho do Sindasp- SP para a categoria, e que agora começa a se tornar realidade”, destacou o presidente. “Agradeço também a todos os filiados que acreditaram intensamente em nossa luta e a todos os servidores que, mesmo não sendo filiados, nos enviarem mensagens de apoio parabenizando a conquista do sindicato para a categoria. Nosso objetivo sempre foi o de garantir maior segurança ao sistema, a integridade física e a vida dos agentes de segurança penitenciária no exercício diário de suas funções”, finalizou Grandolfo.  (Junte-se a nós!)