Secretário Lourival Gomes recebe diretores do Sindasp

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, recebeu em seu gabinete o presidente do Sindasp-SP, Valdir Branquinho, o secretário geral Cícero Félix e o diretor de regionais, Gilmar Pereira “Índio”.

Os sindicalistas agradeceram ao secretário pelos votos de pesar em decorrência da morte dos três diretores do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, José Cícero de Souza, “Lobó” e Edson Chagas “Cebolinha”. O secretário também esteve presente no sepultamento de Grandolfo.

Durante a reunião os diretores comunicaram ao secretário que os nomes dos três ex-diretores seriam substituídos pela Diretoria Executiva. Branquinho, que era vice de Grandolfo assumiu automaticamente a Presidência e Edson Aparecido Freire, o “Melé”, que era suplente de Edson Chagas “Cebolinha”, assumiu a função de Diretor de Aposentados. Já no caso da Tesouraria Geral, de acordo com o Estatuto Sindasp-SP, o nome para ocupar o cargo deve ser escolhido entre os suplentes da Diretoria Executiva. Em reunião realizada na última segunda-feira (23), a Diretoria Executiva aprovou o nome de Ivan Marcos Vicentini (Ivansão), para ocupar o cargo. A atual Diretoria Executiva do Sindasp-SP tomou posse em 27/6/2017 e o mandato vai até 26/6/2022.

Outro assunto discutido com o secretário foi referente às agressões sofridas por cinco agentes de segurança penitenciária (ASPs) femininas, da Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, no último dia 13. As agentes foram agredidas por uma detenta que se armou de um estilete artesanal. A agressão ocorreu no momento em que a sentenciada era conduzida para um procedimento interno.

Os diretores do Sindasp-SP solicitaram ao secretário que sejam alterados alguns procedimentos de segurança na unidade, já que, o fato de a unidade ser feminina e ter crianças, muitas vezes pode ocorrer de a segurança não ter tanta rigidez. O secretário se comprometeu em entrar em contato com o coordenador das unidades prisionais da Região Oeste (Croeste), Roberto Medina, para estudarem uma forma de melhorar a questão da segurança.

O secretário geral, Cícero Félix, disse que manteve contato com o representante do Grupo de Acolhimento (GA) da Croeste, Alessandro Rampasso, que esteve com as funcionárias agredidas e que se colocou à disposição. O Sindasp-SP agradece a Rampasso pela disponibilidade e pronto atendimento às funcionárias que sofreram agressão. O Grupo de Acolhimento é formado por uma equipe multidisciplinar que visa o auxílio aos servidores vítimas de traumas ou transtornos decorrentes do ambiente de trabalho ou em função dele.

De acordo com Félix, o Sindasp-SP estará atento às mudanças e se houver necessidade entrará novamente em contato tanto com o secretário quanto com o coordenador.