Secretário Nacional de Segurança Pública defende fortalecimento das Guardas Municipais em Congresso

A 5ª edição do Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública reuniu, em Vinhedo (SP), profissionais da área de cerca de 141 cidades brasileiras para debaterem pautas de interesse das corporações. O secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo, participou da abertura solene do evento na noite do dia 06 de agosto e descreveu as iniciativas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) voltadas para as guardas.

Em seu pronunciamento, o gestor da Senasp reforçou que a segurança pública começa no município e que o reconhecimento do trabalho das guardas municipais deve ser priorizado, parabenizando ainda os profissionais da cidade que sediou o evento. “Fiquei maravilhado ao chegar em Vinhedo e ver uma Guarda Civil Municipal tão equipada e organizada. E, com esse propósito, de oferecer sempre o melhor e dar apoio a estas corporações em todo o Brasil que a Senasp está atuando para fortalecê-las cada vez mais”, falou.

Ao apresentar um breve panorama das várias ações do MJSP voltadas para as GM’s, Theophilo enfatizou os programas e políticas que estão sendo implementadas pela Diretoria de Políticas de Segurança Pública da Senasp, como o acordo assinado junto ao Conselho Nacional dos Institutos Federais de Educação (CONIF), que tem como objetivo oferecer cursos de capacitação para os profissionais de segurança Pública. O secretário citou ainda a realização do I Seminário de Guardas Municipais, no MJSP, para aproximação e diagnóstico das corporações pelo Brasil e falou sobre o programa Pró-Vida que busca promover qualidade de vida aos profissioanais de segurança pública.

Também presente no evento, o secretário de Transportes e Defesa Social de Vinhedo, Osmir Cruz, reforçou que o tema segurança pública está sendo cada vez mais discutido. “Temos nesse Congresso profissionais realmente da área, debatendo sobre segurança. E o que esperamos com esse evento é que todas as corporações levem aprendizados relevantes para municípios e estados”, explicou.

FOTO002_SITE_09082019.png

Carlos Braga, presidente do Conselho Nacional das Guardas Municipais disse que tratar das guardas municipais é uma realidade imprescindível. “Os profissionais da Guarda são as pessoas mais próximas do cidadão e elas devem ser modernas, preventivas e cada vez mais comunitárias”, reforçou. O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, destacou a integração como atitude essencial para bons resultados na segurança. “A integração é algo positivo e ela ocorre em Vinhedo. O diálogo entre as forças é fundamental. já ocorre em Vinhedo. Defendo que o diálogo e o companheirismo entre as forças de segurança é fundamental para que os resultados cheguem”, complementou.

O Congresso Brasileiro das Guardas Municipais foi uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo em parceria com o Conselho Nacional das Guardas Municipais. O evento também reuniu policiais militares e civis.

Agenda em Vinhedo

A passagem do secretário Nacional por Vinhedo, contou ainda com visita técnica às instalações da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, que tem atualmente um efetivo de 125 profissionais. Na oportunidade, foram apresentados ao Senasp os sistemas que são aplicados no dia a dia da cidade no combate à criminalidade através do Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento da Guarda. A visita foi conduzida pelo Comandante da GCM de Vinhedo, Claudemir Araújo.

Fonte: MJ