Secretário recebe Polizia Penitenziaria e Sindasp

Os policiais da Polizia Penitenziaria italiana foram recebidos na última quinta-feira (21) pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, na sede da SAP em São Paulo.

A recepção do secretário fez parte da programação do “II Encontro Bilateral de Agentes de Segurança Penitenciária do Estado São Paulo e Polizia Penitenziaria Italiana”, que ocorreu de 16 a 24 de fevereiro.

O encontro durou cerca de três horas e os policiais italianos explicaram ao secretário como está organizada e como funciona a Polizia Penitenziaria. O Segretario Generale del do Sappe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria), Dott. Donato Capece, também falou sobre a ven Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal federal e estaduais.

Durante a visita, os policiais conheceram a Escola da Administração Penitenciária e também estiveram no gabinete do secretário. Gomes lhes contou um pouco da história do prédio, um antigo convento, e deu outras explicações sobre o sistema penitenciário do Estado.

Ao final, os policiais italianos presentearam o secretário com o brasão da Polizia Penitenziaria, a camisa da PEC 308/04, um cristal com a logo do encontro bilateral, entre outros presentes. Capece recebeu uma camisa do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e outros vários presentes.

Visita ao Brasil: o objetivo da visita da Polizia Penitenziaria foi conhecer o sistema penitenciário do Estado de São Paulo e apoiar a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal. A Emenda reconhece constitucionalmente a categoria, concedendo a ela poder de polícia, tal qual ocorre na Itália. A Polizia Penitenziaria Italiana é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar o projeto.