Sede regional do SINDASP em Marília cobra o CEAMA/IAMSPE para melhorias

Na tarde desta quinta-feira (1º), o Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo/Policiais Penais (SINDASP-SP), encaminhou, através do seu Diretor Administrativo representado pelo Agente de Segurança Penitenciário Luciano Novaes Carneiro, da cidade de Marília, o pedido informações e também solicitar providências em relação há alguns problemas apontados por filiados vinculados a essa autarquia.

O ofício foi encaminhado para a Diretora do CEAMA/IAMSPE, Sarah Stephani dos Santos Januario – Marília-SP.

Luciano novaes descreveu quais foram os problemas apontados pelos servidores e filiados do SINDASP-SP e segundo ele foi:

• De acordo com os servidores, para agendar exames de sangue no local credenciado que no caso é o laboratório São Francisco não existem vagas disponíveis neste ano, fato que para nós é inconcebível, pois para qualquer tratamento, acompanhamento, prevenção e promoção de saúde com certeza tal procedimento é fundamental. Inclusive temos um filiado que possui problemas cardíacos e necessita de exames para acompanhamento e prevenção da evolução de sua patologia e essa omissão poderá ter um custo bem mais alto para o instituto caso o mesmo fique internado;
  • Impossibilidade de agendamento para especialidades como psiquiatria em nossa cidade que possui duas faculdades de Medicina e amplo quadro de médicos não está disponível aos servidores, sendo que o interessado tem que procurar em outras cidades ou realizar de forma particular;
  • Consulta em Oftalmologista com longo prazo para atendimento. Também dentro dessa área não consegue-se realizar procedimentos simples como a Limpeza de lentes de pessoas que operaram de Catarata, tendo que o interessado se deslocar para a cidade de Bauru;
  • Temos funcionária que labora na Penitenciária de Marília que faz acompanhamento pós Câncer do colo do útero, mas não consegue agendar desde fevereiro de 2022 o exame necessário que chama-se “COPOSCOPIA”, fato que a coloca em risco e pode acarretar em futuras despesas maiores para o próprio IAMSPE em si;
  • Agendamentos apenas nas sextas feiras para atendimento na semana seguinte na sede do CEAMA, onde existem médicos de especialidades Clínica geral, Ortopedia e Pediatria, ou seja, o servidor que estiver doente na quarta deverá esperar até sexta para agendar médico para outra semana! Ou terá de procurar auxílio no SUS?

Por fim, o diretor relatou ter a consciência que para intervenções de custo elevado o ponto de referência para tratamento será o hospital do servidor, porém, em casos onde exames de sangue e exames de acompanhamento de patologias não estão sendo disponibilizados e isso pode trazer muita preocupação, pois com a aprovação da L.C. 17.293/2020 houve um aumento significativo na arrecadação da autarquia, fato que precisa alcançar os seus contribuintes e sanar suas expectativas.