Segurança Pública do Distrito Federal tem novo secretário

Desde o início da crise política no DF, 17 secretários já foram substituídos

A segurança pública do Distrito Federal tem novo secretário. Ontem, o governador interino, Wilson Lima (PR), nomeou para o cargo o delegado da Polícia Civil João Monteiro Neto, no lugar de Valmir Lemos. E não foi a única mudança promovida no alto escalão do GDF. A pasta dos Esportes, chefiada por mais de três anos por Aguinaldo de Jesus (PRB), agora passa a ser coordenada por Herbert Willian de Oliveira, que era o secretário-adjunto. Wilson Lima continua evitando a imprensa. Por meio da assessoria, explicou que a escolha dos nomes teve critérios técnicos.

Desde 27 de novembro passado, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Caixa de Pandora, os titulares de 17 das 21 secretarias (veja ao lado) foram substituídos. A maioria por pressão dos partidos ou por terem sido citados no inquérito nº 650 do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que apura suposto esquema de corrupção no Executivo e Legislativo locais. As mudanças, no entanto, não devem parar por aí. O secretário Alberto Fraga (DEM), dos Transportes, deixa o cargo na quinta-feira. E muitos dos novos titulares respondem interinamente e podem ser trocados por Wilson Lima, à medida que ele conseguir formar sua equipe de confiança.

Parentes

As mudanças na Secretaria de Segurança Pública serão oficializadas hoje, com a transmissão dos cargos. O novo titular da pasta, o delegado João Monteiro Neto, ocupava até ontem, o cargo de secretário-adjunto de Valmir Lemos. Mas até 4 de fevereiro passado era diretor-adjunto da Polícia Civil na gestão de Cléber Monteiro, que pediu a exoneração do posto e deu o lugar a Pedro Lacerda. O secretário-adjunto da Secretaria de Segurança Pública será o coronel da Polícia Militar, Paulo Roberto Batista de Oliveira.

Com a finalidade de evitar desgastes, Wilson Lima apressou-se em exonerar três parentes dele que tinham cargo de confiança no governo. A decisão teria sido tomada no dia em que assumiu o governo, mas o decreto ficou pronto na quarta-feira e foi publicado apenas ontem no Diário Oficial do DF. Perderam o emprego o filho dele, Wolney de Freitas Lima, e um irmão, Wanderley Ferreira Lima ? ambos lotados na Secretaria de Governo ? além de Simone Lima Damasceno, sobrinha do governador interino, que trabalhava na Administração Regional do Gama. Apesar de publicadas ontem, as exonerações tem efeito retroativo a 23 de fevereiro.

Desde que assumiu o cargo há uma semana, Wilson Lima tem se esforçado para atender a todos que pedem uma audiência. Entre político e anônimos, mais de 50 pessoas passaram pelo seu gabinete, no 11º andar do Palácio do Buriti, ontem. ?Nunca vi esse lugar tão movimentado?, comentou um segurança. Também ontem o Sindicato dos Técnicos Penitenciários (Sindpen) reuniu cerca de 80 pessoas em um protesto em frente ao Palácio do Buriti para reivindicar a nomeação de 657 concursados. ?A nomeação tinha que ocorrer em dez de janeiro do ano passado?, cobrou o presidente da entidade, Gustavo Alexim. O grupo não foi recebido, pois não tinha agendado horário. Aprovados no último certame da Polícia Civil também foram ao Buriti exigir a nomeação de 400 agentes aprovados em março do ano passado.

Fonte: Correio Braziliense
IMPRENSA SINDASP-SP