Sem acordo com o Governo, agentes penitenciários entram em greve no domingo

Está deflagrada a greve dos agentes penitenciários em todo o estado de Rondônia. A decisão foi tomada pela categoria em Assembleia Extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira (18) na sede do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado de Rondônia (Singeperon). A paralisação das atividades deve ocorrer a partir das 11h do dia 22 de maio.

A palavra de ordem foi dada pelo próprio presidente do Singeperon, Anderson Pereira, que preside também a Comissão formada por agentes e socioeducadores que negocia com o Governo uma Pauta de Reivindicações com 13 itens. ?Este Governo em nenhum momento se negou a conversar com a categoria, diferentemente do governo anterior, mas sabemos que as coisas acontecem muito devagar e chegou a hora de cobrarmos os direitos renegados por anos à categoria que tem o pior salário do Brasil?, afirmou.

Anderson explicou ainda que a falta de garantias e constantes desencontros por parte do Governo do Estado, em resposta enviada pelo mesmo, foi fundamental para a decisão dos agentes penitenciários.

Contudo, o Governo de Rondônia terá a chance de reverter a situação em reunião que já estava agendada para esta quinta-feira (19) com a Comissão, às 17h, na Secretaria de Estado de Assuntos Estratégicos. O encontro será a oportunidade para o Estado dar uma resposta definitiva quanto às reivindicações, dentre as quais está a criação e implantação de gratificação específica, pagamento de auxílios e encaminhamento do Plano de Carreira, Cargos e Salários dos servidores da Secretaria de Justiça (Sejus) até o último dia útil do mês de agosto para a Assembleia Legislativa, e posterior implantação a partir de janeiro de 2012.

?Caso seja satisfatório para a categoria o resultado dessa reunião, será deliberado a suspensão da deflagração de greve. Tudo agora depende somente do Estado?, enfatizou o presidente do Singeperon.

Mais uma vez, as informações da Assembleia foram transmitidas em tempo real pelo Twitter, registrando uma maciça participação e interação dos servidores penitenciários do interior e da capital.

Anderson revelou aos presentes os municípios que se manifestaram pela rede social, sendo eles: Porto Velho, Ariquemes, Cacoal, Ji-Paraná, Costa Marques, Vilhena, Machadinho D?Oeste e Rolim de Moura.

Manifestação

Os trabalhadores decidiram também em Assembleia a realização de uma grande manifestação nesta quinta-feira por ocasião da reunião com os representantes do Governo. A mobilização acontecerá em frente à Secretaria de Assuntos Estratégicos de Rondônia, localizada na Av. Farquar, em frente à CONAB.

A Diretoria do Singeperon conclamou todos os trabalhadores do sistema prisional para participar desse ato legítimo da categoria, que visa tão somente lutar por maior dignidade e condições justas de trabalho à altura de um cargo tão específico e especial para a segurança pública, que é o de agente penitenciário.

Fonte: Rondonotícias
IMPRENSA SINDASP-SP