Seminário do Iamspe debate envelhecimento e os serviços de saúde

0
13

O Projeto Sentinela e o Serviço de Geriatria e Gerontologia do Iamspe promovem nos dias 1 e 2 de outubro de 2009 o ?I Seminário de Atenção à Pessoa Idosa do Iamspe ? Envelhecimento e Impacto nos Serviços Públicos?.

O evento faz parte do Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1° de outubro. Conta com a parceria da Cinemateca Brasileira e Sessão Averroes, (Largo Senador Raul Cardoso, 207), onde será a abertura com a exibição do filme ?Longe Dela? – Away From Her, Canadá, 2007 ? seguida de uma mesa de reflexão sobre questões relacionadas à pessoa idosa.

No segundo dia haverá palestras e debates com renomados especialistas da área no anfiteatro A do Iamspe (rua Pedro de Toledo, 1800). O seminário destina-se a profissionais e gestores de saúde, é gratuito e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo email sentinelahspe@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 5088-8972. Veja a programação

Núcleo criado conta a experiência de atender o idoso

Segundo levantamento do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Instituto, em 2007, 45% das consultas, 30% dos atendimentos de urgência e 60% das internações (chegando a 80% nos serviços clínicos) realizados no Hospital do Servidor Público Estadual são para pacientes idosos. ?Com esta prevalência, ficou evidente a necessidade de se discutir uma política de assistência aos servidores públicos e seus familiares nesta faixa etária?, afirma o coordenador do Projeto Sentinela e diretor do Same, Paulo Rogério Affonso Antonio, que também organiza o evento.

Sendo assim, foi criado um grupo de trabalho para pensar na Atenção Integral ao Paciente Idoso do Iamspe, com objetivo de atender de forma global às necessidades destes usuários, em consonância com as diretrizes das secretarias estaduais de Gestão Pública e de Saúde de São Paulo e do Ministério da Saúde.

?A realidade presenciada no Iamspe deverá ser a rotina dos serviços de saúde no País em um futuro próximo, o que nos coloca em uma posição estratégica no desenvolvimento de tecnologias específicas na assistência ao idoso. Estão reunidos neste núcleo profissionais multidisciplinares de serviços como Geriatria, Programa Prevenir, Cuidados Paliativos, Projeto Sentinela, Assistência Domiciliar, dentre outros colaboradores?, conclui Paulo Rogério.

Fonte: Iamspe
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.