O Senado Federal aprovou na última quarta-feira (6) o projeto de lei de ajuda financeira aos estados e municípios. Como contrapartida ao socorro de R$ 125 bilhões, servidores não terão direito a reajuste salarial até 31 de dezembro de 2021. O texto depende da sanção do governo federal.
Algumas categorias continuarão a ter aumentos, desde que estiverem diretamente envolvidas no combate à covid-19.
As categorias que terão direito a aumento de salário são:
da saúde; da limpeza pública; de serviços funerários; da assistência social; integrantes das Forças Armadas; policiais federais; rodoviários federais; policiais civis; policiais militares; bombeiros militares; policiais penais; guardas municipais; servidores das carreiras periciais; agentes socioeducativos; profissionais da educação pública.
As pessoas que passaram em concurso público e que não foram convocadas serão beneficiadas, pois esse projeto suspende os prazos de validade de concursos públicos já homologados.
De acordo com o Diretor do Sindasp Luciano Carneiro, é a justiça sendo feita, pois os Policiais Penais estão exercendo suas funções normalmente. “É uma recompensa pelo risco que estamos correndo, tanto nós como a saúde e toda segurança pública”, opinou Carneiro.
Para o presidente do Sindasp Valdir Branquinho, o estado tem que valorizar esses funcionários que estão a frente no combate ao Covid-19. “Praticamente estão diariamente enfrentando essa doença, então nada mais justo que sejam valorizados”, finalizou Branquinho.