Senado diz que celular em penitenciárias é crime!

0
10

Um projeto aprovado pelo Plenário do Senado tipifica como crime o ingresso de aparelhos telefônicos de comunicação móvel (celulares), rádio ou similar, sem autorização legal, em penitenciárias. É o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 81/08, que acrescenta dispositivo ao Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40).

De autoria do então deputado Alberto Fraga, o projeto foi, também, relatado pelo senador Romeu Tuma.

A proposta insere artigo ao capítulo II, do Código Penal, denominado ‘Dos Crimes Contra a Administração da Justiça’. Acrescenta, dessa forma, na relação de crimes contra a administração da Justiça, a conduta de ‘ingressar, promover, intermediar, auxiliar ou facilitar a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional’. A pena para a violação dessa norma é de detenção de três meses a um ano.

Em seu relatório, Tuma argumenta que a proposição vai ao encontro de esforço anterior feito pelo Senado, que aprovou projeto incluindo entre as faltas disciplinares dos presos a posse, a utilização ou o fornecimento de aparelho telefônico, de rádio ou similar. O relator acrescenta que o projeto dirige-se principalmente às visitas e aos agentes penitenciários, e é uma ‘proposta bem-vinda e útil para a administração de execução da pena’.

Fonte: Agência Senado
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.