Servidores da região central se reúnem para a última etapa do treinamento para o SPDoc

A Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) reuniu, no dia 10/09, servidores da regional e dos estabelecimentos penais para a terceira etapa de treinamento de Gestão Documental, conduzido pela Técnica de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica do Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), Maria Geruseneide Silva de Jesus.

A implementação do sistema é a finalização de um processo constituído por diversas etapas, entre elas o treinamento de classificação de documentos, que ocorreu nos dias 15 e 16/08. Os esclarecimentos foram sobre normas e procedimentos de protocolo. Na ocasião, foram reunidos os administradores setoriais na sede do Apesp. Houve, ainda, a capacitação de operação do sistema com a participação dos servidores que utilizarão o SPDoc no ambiente prisional.

“Os documentos cadastrados no sistema serão todos aqueles recebidos e produzidos nas unidades, agilizando a recuperação de informação e economia de espaço físico destinado para guarda de documentos”, explica Maria Geruseneide.

Para a Diretora de Infraestrutura da CRC, Joyce Martins da Silva, a implementação da nova ferramenta para controle de documentos é fundamental aos servidores para os arquivamentos, no intuito de aprender a operar o novo sistema, já que a utilização é obrigatória aos órgãos e entidades do Estado de São Paulo”.

De acordo com o cronograma do Apesp e da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a implementação do sistema está prevista para iniciar em outubro.

SPDoc

A capacitação é referente ao Programa do Sistema Informatizado Unificado de Gestão Arquivística – SPDoc – uma solução informatizada desenvolvida para reunir em uma mesma base de dados informações sobre os documentos produzidos e recebidos pelos órgãos e entidades do Governo do Estado visando eliminar o uso de papéis nas unidades prisionais. O novo sistema abrange aproximadamente 28 órgãos, somando mais de 40 mil usuários em todo o Estado.

Segundo a Diretora Administrativa da Coordenadoria, Solange Aparecida de Sousa Lopes, essa capacitação é de suma importância, uma vez que sua implantação reflete na otimização dos trabalhos dos servidores, bem como na organização das diversas documentações internas, com transparência e eficácia da gestão documental.

Fonte: SAP