Servidores da SAP a serviço das Olimpíadas

O maior evento esportivo do mundo, Olimpíadas Rio 2016, terá em sua equipe de segurança servidores de estabelecimentos penais subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Metropolitana (Coremetro). Os Agentes de Segurança Penitenciária (ASP) foram convidados a compor o time de profissionais dos Jogos Olímpicos, em função de sua vivência diária com os equipamentos de Raios-X. Com essa base prática, os ASPs atuarão em conjunto com outras forças de segurança, como as polícias federal, militar e civil, forças nacional e armadas no desempenho de funções primordiais de segurança.

A capacitação encabeçada pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão ligado ao Ministério da Justiça, realizada em janeiro deste ano, deu base teórica e prática para o uso de novos equipamentos de inspeção, a exemplo de raios-X, pórticos, banquetas e raquetes de detecção de metais. Segundo Vanderlei César de Assis, diretor do Grupo Regional de Ações de Segurança e Disciplina (Grasd), as instruções técnicas e operacionais passadas pelo Depen foram responsáveis pela excelente formação dos servidores da SAP.

Evento-teste

Em dois encontros de treinamento, realizados no Rio de Janeiro em abril e maio, a SAP esteve representada pelos servidores Assis, Amanda de Cássia Ribeiro (Penitenciária Feminina da Capital), Sandro da Silva Souza (Centro de Detenção Provisória de Vila Independência), Graziele Aparecida da Silva (Penitenciária Feminina de Sant’Ana) e Daniel Costa Jacintho (Grupo Regional de Ações de Segurança e Disciplina)

Nessas ações, participaram 40 agentes, entre estaduais e federais. Conforme previsto, os servidores realizaram revistas em um público médio de 10 mil pessoas entre atletas, espectadores, colaboradores, personalidades públicas e autoridades. Basicamente, a função dos agentes é aplicar os protocolos de segurança por meio de revista corporal e pelo uso dos equipamentos de Raio-X, para detectar metais ou substâncias proibidas, como explosivos e drogas em mochilas e bolsas do público que adentra as dependências esportivas.

A atuação dos agentes de segurança penitenciária nas Olimpíadas Rio 2016 foi requisitada para um período de seis meses, de abril a setembro. Contudo, a participação dos servidores terá seu ponto alto quando da realização das competições, previstas para acontecerem no período de 5 a 21 de agosto, nas Olimpíadas e de 7 a 18 de setembro, no Paralímpico.

A partir do evento-teste, o Comitê Olímpico avalia o modelo de segurança integrada que será empregado nas competições. Nessa reta final, as forças de segurança nacional, como as polícias federal, militar, civil e armadas atuarão em conjunto e já realizam os últimos ajustes para aperfeiçoar um modelo já consagrado, após a realização de outros grandes eventos, como a Copa do Mundo Fifa 2014.

Fonte: Imprensa SAP

_________________