Servidores da SAP recebem treinamento especial do Instituto Augusto Cury

Os servidores da região Metropolitana de São Paulo receberam, nos meses de setembro e outubro, uma capacitação do programa Gestão da Emoção, do Instituto Augusto Cury. O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e o Instituto, já tendo sido aplicado nas regiões Noroeste e Oeste. Desta vez, as aulas foram feitas no auditório da Escola de Administração Penitenciária (EAP), na zona norte da capital.

O evento ocorreu em seis encontros, com oito horas cada, e contou com a presença dos servidores com ensino superior que receberam capacitação para aplicar o aprendizado sobre as habilidades socioemocionais, autoconhecimento, desenvolvimento de recursos humanos e filosofia aos demais servidores e também aos reeducandos.

Nos encontros, foram abordados 13 temas, entre eles a “apresentação da teoria da inteligência multifocal – conhecendo o funcionamento da mente humana”, “ser autor da própria história – resgatar a liderança do Eu, gerenciar os pensamentos e liderança” e “gestão de pessoas”.

A Diretora do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) Metropolitano, Valéria Aparecida Costa, ressaltou a importância da aplicação do curso na SAP.

“O mundo atual exige muito do nosso lado racional e intelectual, por isso é importante aprendermos a reconhecer nossas limitações e potenciais”, diz. “A capacitação do Instituto Augusto Cury nos ajudou a construir estratégias para gerenciar as emoções, trabalhar em grupo, respeitar as diferenças e ter relacionamentos mais positivos”, completa.

O Programa Gestão da Emoção

Desenvolvido pelo psiquiatra, cientista e escritor Dr. Augusto Cury, o programa foi estruturado para criar uma conscientização sobre o funcionamento da mente humana, da saúde emocional e da qualidade dos relacionamentos sociais.

O propósito do programa não é substituir a psiquiatria, psicoterapia ou psicologia clinica, mas sim complementar, trabalhando na prevenção de transtornos e problemas psiquiátricos, emocionais, relacionais e dependência química.

A execução do programa é gratuita. Ao longo da sua realização, os participantes serão encorajados a se autoconhecerem para expandir o prazer de viver, superar a solidão, promover o diálogo interpessoal, estimular a formação de pensadores, enriquecer a arte de pensar, prevenir a depressão, a síndrome do pânico, transtornos de ansiedade e as dependências.

Fonte: SAP