Sindasp agenda audiência com Lourival Gomes e cobra automatização das unidades

Carlos Vitolo

Assessor de imprensa do Sindasp-SP

Na próxima quarta-feira (11) o presidente do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), Daniel Grandolfo e os diretores Ismael Manoel dos Santos (Comunicação) e Alvacir Brandão Lourenço (Administrativo) estarão reunidos em São Paulo com o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes.

A audiência foi solicitada pelo presidente Grandolfo e tem como principal objetivo discutir com Gomes a automatização das unidades prisionais, o que certamente garantirá mais segurança aos agentes de segurança penitenciária (ASP), já que os mesmos são expostos a diversas situações de risco no exercício diário de suas funções. Vale aqui considerar as ocorrências de agressões contra servidores nas últimas semanas (nas unidades de Pacaembu, Ribeirão Preto, Lavínia, Piracicaba, entre outras) divulgadas pela mídia nacional.

A automatização das unidades prisionais é uma antiga solicitação do Sindasp-SP, inclusive, em 22 de fevereiro do ano passado, Grandolfo esteve reunido com o secretário da Administração Penitenciária, oportunidade em que apresentou um documento denominado “Pauta Complementar”, contendo uma série de problemas que existem no sistema penitenciário e que precisam ser resolvidos com urgência pela SAP, entre eles, a automatização urgente das unidades.

“É preciso melhorar a segurança no sistema penitenciário para que os servidores exerçam suas funções em melhores condições e também para que tenham sua própria segurança garantida”, disse Grandolfo. O presidente tem lutado e insistido incansavelmente na automatização das unidades, pois, acredita que, “hoje em dia, não é mais possível exercer a função de agente e representar o Estado dentro das unidades colocando a própria vida em risco”, destacou.

O sindicalista esteve em visita na Penitenciária “Dr. Sebastião Martins Silveira”, de Araraquara, que já é automatizada e serve de exemplo para todas as outras unidades do Estado.

Outra solicitação do presidente junto ao secretário será a criação do CIR (Célula de Intervenção Rápida) em todas as unidades do Estado, bem como a formação necessária a todos os atuais agentes penitenciários e também para as escolinhas de formação de novos ASPs.

enlightened Enquete: participe da nova enquete do site do Sindasp-SP respondendo a seguinte questão na página principal: Você acredita que com a automatização das unidades, o exercício de suas funções será mais seguro?

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais)