Sindasp agradece deputado tenente Coimbra pela defesa dos agentes penitenciários

0
71

Em artigo publicado no jornal “A Tribuna”, de Santos, o deputado estadual tenente Coimbra (PSL), da Baixada Santista, relatou a desvalorização sofrida pelos agentes de segurança penitenciária (ASP) e o perigo que a categoria sofre dentro e fora dos presídios.

O texto destaca que, quando o agente penitenciário “não está no trabalho, vira alvo de criminosos com sede de vingança”. Coimbra convida o leitor a fazer uma reflexão. “Imagine a tensão diária a que estão sujeitos esses servidores públicos. Os presídios são barris de pólvora prestes a explodirem. E os agentes não têm os mecanismos de segurança necessários para evitar que a explosão aconteça”, descreve o artigo do deputado.

O texto também destaca a questão salarial, onde os agentes penitenciários são esquecidos pelo governo e lembra uma reunião, entre o governador João Doria (PSDB) e um grupo de deputados, em que o chefe do Executivo afirmou que enviaria até 31/10 à Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo) um projeto para o reajuste de policiais civis, militares e técnico-científicos, deixando os agentes penitenciários de fora. “Trabalham em presídios superlotados e, com uma defasagem de 25% no quadro de servidores, são responsáveis por manter a ordem em unidades que têm uma população carcerária de quase 234 mil presos”, aponta o artigo.

Por fim, o artigo lembra que “não bastasse o descaso do Governo do Estado, esses profissionais ainda têm que lidar com a desvalorização e a ofensa pública”, fazendo referência a jornalista Rachel Sheherazade, que gravou um vídeo “ofendendo e difamando a categoria, afirmando, que os profissionais facilitam a entrada de armas e drogas nas unidades, comparando-os a bandidos”. “A declaração ultrapassa os limites do bom senso, da ofensa e da difamação. É de uma irresponsabilidade sem precedentes”, descreve o texto.

O Sindasp-SP, de modo especial representando pelos diretores da sede da Baixada, Marcio Assunção e Paulo Venceslau (foto), agradece ao parlamentar pela iniciativa de produzir um texto defendendo os agentes penitenciários. A categoria agradece. Leia o artigo na íntegra.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.