Um grupo de diretores do Sindasp-SP esteve em visita na Penitenciária de Lucélia no último dia 22/3 com o objetivo de conhecer as obras de reforma pela qual passa a unidade. As obras tiveram início em 1º de novembro de 2012 e a conclusão está prevista para 13 de junho de 2013. A penitenciária era habitada por cerca de 1.500 detentos.
Aproveitando a oportunidade da reforma, o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo,encaminhou ofício ao secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, solicitando que a unidade prisional seja inclusa no processo de automatização. “Acreditamos que o fato de a unidade estar em reforma e totalmente desabitada por detentos, é a melhor oportunidade para que a mesma seja automatizada”, disse Grandolfo.
A reforma da unidade terá um gasto de R$ 8 milhões e Grandolfo pediu que seja feito um aditamento nos valores da reforma, visando a automatização da unidade. Tendo em vista o alto valor da reforma, com mais um investimento máximo de cerca de R$200 mil, é possível automatizar a penitenciária inteira.
O Diretor Administrativo da Regional do Sindasp-SP em Lucélia, Celso Luís Antoniel, elaborou um abaixo-assinado junto com os funcionários da Penitenciária de Lucélia, pedindo ao secretário que a unidade seja automatizada. As assinaturas foram anexadas ao ofício encaminhado a Lourival Gomes.
De acordo com o presidente, o coordenador da Croeste (Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste do Estado) Roberto Medina, também solicitará a automatização da unidade ao secretário.
O ofício do Sindasp-SP foi protocolado na Secretaria da Administração Penitenciária, sob o nº 000435, de 03/04/2013, pelo Diretor Administrativo da Regional do Sindasp-SP em São Paulo, Luciano Rodrigues, conforme destaca a imagem abaixo.