Sindasp cobra esclarecimento sobre denúncia de convocação de blitz ao invés de DEJEP na penitenciária 2 de Itirapina

0
35

O presidente em exercício do Sindasp-SP, Valdir Branquinho, encaminhou ofício ao diretor técnico de departamento III, da penitenciária 2 de Itirapina, Clemar Pinto Cabral, solicitando a apuração de uma denúncia recebida pelo sindicado, sobre possível convocação de blitz dos agentes de segurança penitenciária (ASP), ao invés de pagar a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário (DEJEP). De acordo com o documento encaminhado, o sindicato recebeu uma denúncia anônima sobre a possível convocação.

Nos últimos três meses o Sindasp-SP recebeu dez denúncias de unidades que teriam feito convocação de blitz ao invés de pagarem a DEJEP. Caso as convocações sejam confirmadas, ficará caracterizado o não cumprimento de um acordo firmado com o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, durante a greve da categoria realizada de 10 a 26 de março de 2014.

A DEJEP foi instituída pela Lei nº 1.247/2014, por meio de um projeto apresentado pelo Sindasp-SP ao governo e à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) durante a greve. É sempre importante lembrar que a diária tem incidência no imposto de renda e o pagamento é efetuado sempre no segundo mês após sua realização.

Os critérios e procedimentos para fins de concessão da diária foram publicados pelo Diário Oficial de 1º/8/2014 pela Resolução SAP-107. De acordo com o Artigo 1º, a diária é concedida aos agentes penitenciários em efetivo exercício na área de segurança interna das unidades prisionais e exercida fora da jornada normal de trabalho e internamente nas unidades prisionais, pelo período de oito horas contínuas e limitadas a dez diárias mensais.

Os interessados em realizar as diárias devem procurar o Diretor de Segurança e Disciplina da unidade e efetuar sua inscrição em uma lista única que deverá ser elaborada em cada plantão diurno, de forma contínua e sequencial.

A lista deverá obrigatoriamente ser afixada em local visível e de livre acesso para que todos os servidores tenham conhecimento. Vale lembrar que os servidores dos plantões noturnos devem realizar suas inscrições em uma das listas.

É importante lembrar que o ASP que estiver inscrito na lista e não atender à chamada para as atividades da DEJEP, deverá justificar motivadamente sua desistência ou ausência e ficará ciente que seu nome passará a constar no final da referida lista.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.