O presidente do Sindasp-SP, Valdir Branquinho, e o secretário geral Cícero Félix, visitaram nesta quarta-feira (6) os gabinetes de diversos deputados federais em Brasília-DF, em busca de apoio para a aprovação das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 372/2017 e 308/2004, que criam a Polícia Penal federal, estaduais e no Distrito Federal. As emendas foram apensadas, tendo em vista que são matérias correlatas e dispõem sobre a constitucionalização dos agentes penitenciários, criando a Polícia Penal e incluindo a categoria no artigo 144 da Constituição Federal.
Os diretores do Sindasp-SP também estiveram no plenário e pretendem visitar os 70 deputados federais do Estado de São Paulo para que todos votem a favor da criação da Polícia Penal.
Entre os deputados, os diretores estiveram com Paulo Pereira (SD/SP), o Paulinho da Força, que já se manifestou favoravelmente à criação da Polícia Penal, e Baleia Rossi, líder do PMDB/SP na Câmara. Rossi gravou um vídeo manifestando apoio pela aprovação da Polícia Penal. Confira abaixo.
Além das visitas nos gabinetes dos deputados em Brasília, os diretores do Sindasp-SP também estarão nas bases dos parlamentares no Estado de São Paulo, com o objetivo de fortalecer o movimento e conquistar o apoio dos 70 deputados federais de São Paulo para a aprovação da PEC da Polícia Penal.
A PEC 308 tramita na Câmara desde 2004, enquanto que a PEC 372 deu entrada na Casa em outubro deste ano. Anteriormente, a emenda tramitava no Senado, como PEC 14/2016. A emenda é de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), vice-presidente do Senado, onde o texto foi aprovado em dois turnos por unanimidade.