Sindasp conquista na Justiça aposentadoria especial com integralidade e paridade para filiados e não filiados

0
13

O Sindasp-SP conquistou na Justiça o direito a aposentadoria especial, com integralidade e paridade plenas, para todos os agentes de segurança penitenciária (ASP), filiados ou não ao sindicato. A Justiça concedeu a liminar no mandado de segurança coletivo ingressado pelo Sindasp-SP no início do ano. Para saber mais consulte o processo nº 1007573-20.2017.8.26.0053.

O juiz Alberto Alonso Muñoz determinou o recálculo dos proventos de aposentadoria dos agentes penitenciários representados pelo Sindasp-SP e que tenham ingressado no serviço público antes da vigência da Emenda Constitucional 41/03. A decisão também aponta que é necessário o preenchimento dos requisitos legais para considerar a integralidade do salário no mês da aposentação e não pela média das contribuições, bem como a paridade nos futuros reajustes da categoria.

Ainda de acordo com a decisão, a Justiça determinou o prazo de dez dias para que a Fazenda Pública preste as informações do feito junto ao órgão de representação judicial da pessoa jurídica interessada e depois ao Ministério Público.

Os servidores em que a contratação ocorreu antes de 2003, embora tenham sido beneficiados com a aposentadoria especial, têm sido aposentados sem o direito à paridade com os servidores da ativa. A aposentadoria concedida dessa forma causa grande prejuízo aos servidores admitidos antes da Emenda Constitucional 41/2003 e fere o direito dos agentes penitenciários, já que a Lei Complementar 1.109/2010, que regulamentou a aposentadoria especial da categoria, embora tenha sido editada após 2003, veio apenas disciplinar a matéria constitucional que trata das aposentadorias especiais, e não criar nova forma de aposentadoria.

É importante ressaltar que os filiados do Sindasp-SP já vinham conquistando individualmente o direito, mas agora o sindicato conquistou também o benefício para toda a categoria. A conquista mostrou a força da representatividade única e legal do Sindasp-SP junto aos agentes penitenciários de São Paulo, tendo em vista que o secretário de Relações do Trabalho, do Ministério do Trabalho, em publicação no Diário Oficial da União de 30/11/2016, excluiu a categoria de ser representada tanto pelo Sifuspesp quanto pelo Sindcop.

BENEFÍCIO JÁ PODE SER UTILIZADO: A liminar conquistada pelo Sindasp-SP na Justiça tem efeito imediato e já pode ser utilizada pelos agentes penitenciários interessados, embora o sindicato orienta os servidores a aguardarem o trânsito em julgado.

RETIRADA DA CARÊNCIA: Os agentes penitenciários, não filiados, que resolverem aposentar utilizando o direito conquistado pelo Sindasp-SP, poderão filiar ao sindicato sem cumprir nenhuma carência de filiação sindical, normalmente exigida pela instituição. Os filiados não terão nenhum custo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.