Sindasp e Sappe preparam encontro mundial das polícias penitenciárias

As Diretorias Executivas do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo – Brasil) e do Sappe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria – Itália) estão se organizando para realizar o primeiro encontro mundial das polícias penitenciárias do mundo.

O encontro será realizado em fevereiro de 2015 em São Paulo e a primeira reunião mundial de preparação já está confirmada para fevereiro de 2014, em São Paulo.

O objetivo do encontro será discutir as diferenças, semelhaças e formas de atuação das instituições e do sistema penitenciário mundial.

Commitiva italiana e presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, durante Congresso na Sede do Sindasp-SP (Fev/2013)

A ideia do encontro surgiu durante a visita da comitiva da Polizia Penitenziaria italiana ao Brasil, que ocorreu de 16 a 24 de fevereiro, na oportunidade da participação do “II Encontro Bilateral de Agentes de Segurança Penitenciária do Estado São Paulo e Polizia Penitenziaria Italiana”.

Os policiais italianos conheceram o sistema penitenciário do Brasil, especificamente do Estado de São Paulo, e manifestaram apoio absoluto para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal e que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal.