Sindasp, grupo de servidores e outros sindicatos definem pauta, luta e manifestação unificada para 2016

0
27

 

 

O Sindasp-SP participou na tarde de quinta-feira (21), em São Paulo, de uma reunião com um grupo de agentes de segurança penitenciária (ASP) da Capital, e com representantes sindicais do Sifuspesp, Sindcop e Sindesp para tratar da luta unificada dos servidores que ocorrerá em 2016.

 

A reunião ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários, na Praça da Sé e o Sindasp-SP foi representado pelo presidente Daniel Grandolfo, pelo diretor de Comunicação, Ismael Manuel (Well), e pelo Tesoureiro Geral, José Cícero (Lobó).

 

De acordo com Grandolfo, além da pauta unificada, o grupo definiu que vai iniciar a luta com uma manifestação única, com a participação dos quatro sindicatos. A manifestação está prevista para a segunda quinzena do mês de março.

 

“Sempre defendemos a luta e a pauta unificada. Por diversas vezes tentamos discutir juntos nossas propostas e fortalecer a luta da categoria”, disse Grandolfo. O grupo elaborou a pauta única com as seguintes reivindicações:

 

1 – Lei Orgânica;

2 – Aposentadoria especial aos 25 anos de serviço;

3 – Reajuste salarial + perdas salariais;

4 – Auxílio alimentação no holerite (fim do teto);

5 – Fim dos PADs contra os servidores que participaram da greve.

 

Além dos itens da pauta, os sindicatos que também representam outras categorias ficaram de apresentar um item da área da saúde, administrativa e operacionais. Essa foi a segunda vez que o grupo se reuniu, o primeiro encontro aconteceu em 7/12 do ano passado.

 

Grupo apoiará audiência pública: de acordo com o presidente do Sindasp-SP, também faz parte da luta unificada o apoio e participação na audiência pública, que será marcada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), com o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL). Grandolfo solicitou ao deputado que o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, seja novamente convocado a comparecer em uma audiência pública na Alesp, desta vez, na “Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais”. Também foi solicitada ao deputado a participação dos procuradores que julgarão os casos de Processos Administrativos Disciplinares (PADs) contra os agentes penitenciários que participaram das greves realizadas pela categoria. Segundo Grandolfo, a audiência ficou agendada para a segunda quinzena de fevereiro, assim que a data exata for confirmada faremos a divulgação no site e nas redes sociais.

 

“Vamos convocar a categoria em massa para essa audiência, e inclusive vamos disponibilizar ônibus para os servidores. Teremos a presença dos servidores que estão respondendo aos PADs, da categoria em massa e dos nossos advogados. Vamos exigir explicações do secretário”, disse Grandolfo.

 

Primeira audiência: em 27/10, o secretário Lourival Gomes atendeu a convocação da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários da Alesp e prestou esclarecimentos sobre diversos problemas do sistema penitenciário. “Nessa audiência da Comissão de Segurança Pública somente o secretário falou e se fez dono da razão”, disse o presidente do Sindasp-SP.

 

“Na primeira audiência nós não tivemos espaço para nos manifestar ou fazer perguntas, mas desta vez será diferente, pois estarão presentes os procuradores com processos em mãos, além da categoria em massa, e vamos cobrar explicações”, finalizou Grandolfo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.