Inicio Geral Sindasp informa Tribunal que Sindcop requereu contribuição sindical na Justiça em 2010,...

Sindasp informa Tribunal que Sindcop requereu contribuição sindical na Justiça em 2010, mas perdeu em segunda instância

0

 

 

De acordo com o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, o sindicato informou ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que o Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista (Sindcop) ingressou na Justiça em 2010 pedindo o direito de receber os valores do imposto sindical.

 

Apesar de o Sindcop ter publicado uma nota em seu site, criticando o Sindasp-SP por ter conquistado a contribuição sindical anual, o Sindcop já havia ingressado na Justiça muito antes para receber os valores, mas teve o pedido negado.

 

O Sindcop ingressou com um mandado de segurança pedindo o direito de receber a contribuição sindical não apenas dos agentes de segurança penitenciária (ASP), mas de todos os servidores públicos que trabalham nas unidades prisionais de sua área territorial.

 

A decisão favorável ao Sindcop foi publicada em 30/11/2010, pela 10ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). O documento concede a ordem de segurança e determina ao secretário da Fazenda que proceda “ao desconto da contribuição sindical sobre a remuneração dos funcionários estatuários e servidores públicos contratados sob regime que não seja o da CLT, que laborem nas unidades prisionais indicadas as folhas, cabendo à Autoridade impetrada proceder imediatamente ao desconto do respectivo valor, para depositá-lo segundo determinam os artigos 588/589 da Consolidação das Leis do Trabalho” […], descreve o texto.

 

No entanto, embora o Sindcop tenha obtido sucesso na decisão de Primeiro Grau, o Tribunal de Segundo Grau negou a decisão e decretou a ação improcedente, conforme acórdão, publicado em 29/02/2012, pelo TJSP.

 

O Sindasp-SP informou ao Tribunal sobre o pedido do Sindcop tendo em vista que já há uma decisão contra o mesmo.

 

NOTA DO SINDCOP CONTRA O SINDASP: apesar de tudo, a nota publicada pelo Sindcop, em 28/07/2015, descreve: (sic) “Algumas entidades sindicais do setor publico tem ingressado no Poder Judiciário, buscando a imposição do descontos da contribuição nos salários dos servidores e, o SINDASP, buscando aumento de arrecadação, fez o mesmo, foi ao Judiciário e, conseguiu uma liminar para o desconto na folha de pagamento de todos os servidores do sistema porém, sem que estes tivessem conhecimento. TODOS FORAM PEGOS DE SURPRESA”.

 

Sobre as críticas do Sindcop, o presidente do Sindasp-SP, questiona: “Será que quando o Sindcop entrou com a ação na surdina, o presidente da instituição tinha o intuito de receber o dinheiro e depois devolver aos agentes penitenciários? É muita bondade para se fazer tudo escondido não é mesmo Sindcop? O pior de tudo foi o Sindcop entrar recentemente na Justiça contra o imposto sindical”, finalizou Grandolfo.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile