Sindasp inicia atividades na nova sede em Campinas

Carlos Vítolo

O Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo) iniciou oficialmente as atividades na nova sede da instituição em Campinas.

A nova sede, desde o início de novembro, realiza atendimento aos agentes de segurança penitenciária da região de Campinas-SP. O representante do Sindasp que vem fomentando a viabilização da nova sede é o diretor de Comunicação, Daniel Grandolfo.

De acordo com o sindicalista, as primeiras reuniões e visitas para a organização e criação da sede de Campinas ocorreram em julho de 2009. Ele aponta que, na época, as visitas foram feitas juntamente com outros diretores do Sindicato, a saber, o presidente Cícero Sarnei dos Santos, o tesoureiro-geral, José Cícero de Sousa e o diretor de Esportes, Manuel Messias Ferreira.

As primeiras reuniões foram realizadas nos dias 8 e 9 de julho e, após o primeiro contato, Grandolfo tornou-se o representante fomentador do Sindasp na região e continuou as atividades, atendimentos e recebimento de novos filiados do Sindasp.

Segundo Grandolfo, ?há muito tempo os ASP?s da região de Campinas têm reivindicado uma sede ao Sindasp. Devido aos inúmeros pedidos, resolvemos atender aos companheiros e proporcionar aos mesmos todos os benefícios do Sindicato?, à medida em que aumente o interesse na região, disse. Para o sindicalista, ?a nova sede é uma demonstração de crescimento e interesse da diretoria em levar os benefícios do Sindicato o mais próximo possível de seus associados?.

Para o presidente Cícero Sarnei dos Santos, o crescimento e a estrutura desejada pelos colegas da região, dependerá do interesse de todos da localidade, visto que o custo deve ser viabilizado pela própria categoria local. Desta forma, o presidente enfatiza em todas as reuniões que são os próprios ASP?s da região que viabilizarão a estrutura e a administração da nova Sede Regional. Mesmo porque, não seria possível a diretoria se fazer presente em todos os lugares ao mesmo tempo, uma vez que exercem suas atividades normalmente em suas respectivas unidades penais, já que não contam com o afastamento sindical. Além disso, a descentralização é uma tendência democrática. Aproveitando a oportunidade, o presidente faz questão de registrar e agradecer a todos os colegas que se fizeram presentes nas reuniões realizadas nos dias 18 e 19/11, no salão da CIPA, da PI de Hortolândia. Ao mesmo tempo, manifesta grande satisfação pelo aproveitamento, interesse e resultado positivo, tanto em relação aos anseios do Sindicato, quantos aos dos companheiros presentes. ?Tenho a certeza que cada um dos presentes será um propagador do projeto Sindasp?, finalizou Sarnei.

A sede de Campinas funciona no mesmo prédio e em parceria com o Sindaevpesp (Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária do Estado de São Paulo) e está localizada na Rua Erasmo Braga, 1.042, no bairro Jardim Chapadão, Cep.: 13070-147. O telefone/fax para contato é o (19) 8174-9821 e o email é sindaspcampinas@sindasp.org.br, contato: Daniel Grandolfo.

A diretoria do Sindasp agradece a receptividade dos companheiros agentes de segurança penitenciária que exercem suas funções nas unidades que abrangem a Coordenadoria Central e se coloca à disposição. No entanto, até que se estabeleça uma diretoria efetiva na regional de Campinas, a Diretoria Executiva Estadual se aplicará no sentido de realizar um revezamento entre os diretores para atender, da melhor maneira possível, a todos os estimados companheiros que pertencem à sede regional de Campinas.

Unidades que abrangem a Sede Regional de Campinas

– Campinas – Penitenciária Feminina de Campinas
– Casa Branca – Penitenciária ‘Joaquim de Sylos Cintra’ + Ala de Progressão Penitenciária
– Guareí – Penitenciária Compacta de Guareí I
– Guareí – Penitenciária Compacta de Guareí II
– Hortolândia – Penitenciária I de Hortolândia
– Hortolândia – Penitenciária ‘Odete Leite de Campos Critter’ + Ala de Progressão Penitenciária – Hortolândia II
– Iperó – Penitenciária ‘Odon Ramos Maranhão’ + Ala de Progressão Penitenciária
– Itapetininga – Penitenciária ‘Jairo de Almeida Bueno’ Itapetininga I
– Itapetininga – Penitenciária de Itapetininga II
– Itirapina – Penitenciária ‘Dr. Antônio de Queiróz Filho’ + Anexo Penitenciário – Itirapina I
– Itirapina – Penitenciária ‘João Batista de Arruda Sampaio’ + Ala de Progressão Penitenciária – Itirapina II
– Sorocaba – Penitenciária ‘Dr. Danilo Pinheiro’ + Anexo Penitenciário – Sorocaba I
– Sorocaba – Penitenciária ‘Dr. Antônio de Souza Neto’ – Sorocaba II
– Americana – Centro de Detenção Provisória
– Campinas – Centro de Detenção Provisória
– Hortolândia – Centro de Detenção Provisória
– Hortolândia – Centro de Detenção Provisória PIII de Hortolândia
– Piracicaba – Centro de Detenção Provisória + Ala de Progressão Penitenciária
– Sorocaba – Centro de Detenção Provisória
– Atibaia – Centro de Ressocialização
– Bragança Paulista – Centro de Ressocialização
– Itapetininga – Centro de Ressocialização Feminino
– Limeira – Centro de Ressocialização
– Mococa – Centro de Ressocialização
– Mogi Mirim – Centro de Ressocialização ‘Prefeito João Missaglia’
– Piracicaba – Centro de Ressocialização ‘Carlos Sidnes Cantarelli’ Feminino
– Rio Claro – Centro de Ressocialização Feminino
– Rio Claro – Centro de Ressocialização Masculino ‘Dr Luis Gonzaga da Arruda Campos’
– Sumaré – Centro de Ressocialização
– Campinas – Centro de Progressão Penitenciária ‘Professor Ataliba Nogueira’

____________
Todos os direitos reservados. É permitida livremente a reprodução da reportagem, desde que seja dado o devido crédito, conforme modelo abaixo.
(Lei 9.610/1998, direitos autorais)
.

Fonte: jornalista Carlos Vítolo