Sindasp inicia campanha pela retirada do teto para receber auxílio-alimentação

O Sindasp-SP deu início oficial à campanha dos servidores estaduais pela retirada do teto do auxílio-alimentação. Em abril deste ano, o Sindasp-SP conquistou o reajuste de 100% no valor do auxílio-alimentação, que passou de R$ 4,00 para R$ 8,00, após 12 anos de espera.

Agora, com a conquista do reajuste, a retirada do teto do auxílio-alimentação passou a ser uma das principais lutas do Sindasp-SP para a categoria, além é claro, da pauta unificada com o Sindcop que se encontra em fase final de elaboração.

“A manutenção do teto para o direito de recebimento do auxílio-alimentação é um dos grandes problemas atuais da categoria e precisa ser resolvido urgentemente”, disse o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo.

A grande maioria, ou seja, cerca de 70%, dos agentes de segurança penitenciária (ASP) não recebem mais o auxílio-alimentação, justamente pelo fato de que o piso excede o teto. “Isso precisa acabar urgentemente”, destacou Grandolfo.

Vale lembrar que o teto é definido pelo valor da UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) que, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2012, foi determinado no valor de R$ 18,44. Para receber o auxílio-alimentação, o teto não pode ultrapassar 141 UFESPs, ou seja, no caso, R$2.600,04.

Embora a luta gere gastos com a produção de banners (adesivos nos carros), propagandas em rádio, jornal, cartazes, site e outros, o Sindasp-SP não abrirá mão de defender os interesses da categoria.

Inicialmente, cerca de 2 mil adesivos perfurados estão sendo colados em veículos para cobrar do governo a retirada do teto. Além dos perfurados, também serão distribuídos panfletos, cartazes, banners, outdoors e anúncios em rádio e televisão.

“Queremos chamar a atenção do governo e fazer com que ele olhe com mais atenção para os servidores, de modo especial, para os agentes penitenciários”, disse Grandolfo.

A campanha não medirá esforços para que o Sindasp-SP consiga mais uma conquista para a categoria.

Recentemente, o presidente do Sindasp-SP entrou em contato com o deputado estadual Olímpio Gomes (PDT) e o parlamentar se comprometeu em preparar uma minuta de projeto visando a retirada imediata do teto para que todos os ASPs tenham o direito ao recebimento do auxílio-alimentação.

O Sindasp-SP também esteve em audiência com os deputados Ed Thomas (PSB) e Mauro Bragato (PSDB) onde foi solicitado o apoio dos parlamentares junto ao governo para a retirada do teto. Ambos se comprometeram em apoiar a luta do sindicato.

A adesão da categoria à campanha é de fundamental importância para o êxito da mesma. “Peço a todos que divulguem o banner nas redes sociais, e-mails, unidades prisionais, entre outros, pois, somente com a participação de todos é que teremos um grande resultado”, finalizou Grandolfo.

Serviço: os servidores que quiserem colocar o adesivo da campanha em seus veículos, deverão entrar em contato com qualquer uma das sedes regionais do sindicato. O adesivo também pode ser solicitado via telefone na sede estadual (18) 3222-1661 ou pela linha da TIM 041 (18) 8114-0177.