Sindasp luta pela efetivação da Lei de Saúde Mental

Carlos Vítolo

Diretores do Sindasp participaram da reunião do grupo de trabalho que luta pela efetivação da Lei de Saúde Mental (12.622/07) para os agentes de segurança penitenciária do Estado de São Paulo.

Embora a lei já tenha sido aprovada, na prática ainda não funciona concretamente, pois não foi regulamentada.

O objetivo do grupo de trabalho, que é formado por líderes sindicais, representantes do Governo e pelo deputado Hamilton Pereira (que é o autor da Lei) é justamente fazer com que o Programa de Saúde Mental dos Agentes de Segurança Penitenciária seja colocado em prática.

A reunião foi realizada na sala de reuniões do gabinete do secretário. Além dos diretores do Sindasp (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), Daniel Grandolfo (Comunicação) e Manoel Messias (Esportes), também participaram diretores do Sindcop. Lourival Gomes estava viajando e não participou, mas foi representado pela Dirigente Substituta da Assessoria Técnica do Gabinete, Rosalice Taschetti Ricci.

A secretaria da Gestão Pública apresentou um relatório dos principais problemas que envolvem o sistema penitenciário. Durante a reunião, o grupo debateu questões como a forma de tratar os agentes penitenciários que ficaram com distúrbios em virtude do trabalho, bem como, os afastamentos provocados por distúrbios psicológicos.

Para o diretor de Comunicação do Sindasp, ?uma dessas causas é a insegurança do sistema penitenciário?. Grandolfo sugeriu que fossem contratados profissionais ? psicólogos e psiquiatras ? para atuarem no tratamento dos agentes. Por outro lado, o sindicalista aponta que foi comentado que, ?o governo tem dificuldades em contratar profissionais devido ao baixo salário, que não chega a R$1.400,00 inclusive com gratificações?, ressalta.

De acordo com o sindicalista, ?a Secretaria da Gestão Pública sugeriu como solução o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) ou, ainda, uma parceria com universidades?. E finaliza: ?A Gestão Pública deveria melhorar o salário para atrair os profissionais. E depois, é preciso descobrir onde é que está sendo causado o problema. Lá é que tem que ser sanado o problema?, disse.

As matérias podem ser reproduzidas desde que citada a fonte: SINDASP.
💡 Jornalista responsável: Carlos Vítolo
imprensa@sindasp.org.br